Shampoo para Cabelo Cacheado de Criança e o temido Sulfato

Shampoo para cabelo cacheado de criança

♪ Cabeça!!!
Tá na hora de lavar, tum tum tum tum, gostoso
Fazer carinho na cabeça, Suave
Mexer no couro cabeludo, chega de lágrimas
Esfrega, esfrega, esfrega, vai fazendo espuma
Esfrega, esfrega, esfrega, vai fazendo massagem
Gostoso pra chuchu, chuá chuá uh uh…♫

Direitos autorais a J&J imagens da internet

Quem nunca cantou essa musiquinha no banho? quem nunca fez aquele bolo de espuma no cabelo? e saiu do banho alegre, com o cabelo super limpo e cheiroso? feliz da vida… depois de meia hora a felicidade acabou, pois o cabelo estava totalmente ressecado, mas onde foi que eu errei? Será que a letra da musica está ensinando a forma errada de lavar o cabelo ou o shampoo que eu usei não presta?

Vamos descobrir isso agora!

O Shampoo

Quando falamos em shampoo e esse shampoo é para um cacheadinha(o), temos que ter em mente algumas coisas:

O shampoo serve para limpar os fios dos cabelos, nosso cabelo produz um oleosidade natural, essa camada serve como proteção contra: ressecamento, porosidade, atrito, sol, poluição, vento…danos externos em geral.

O cabelo cacheado requer uma demanda maior de hidratação se comparado ao liso.

O pH precisa ser parecido com o do couro cabeludo da criança para não irritar, ferir, ou causar ressecamentos e alergias (o PH para cabelos infantis gira em torno de 7,0 e 7,5  a 8,0 que são neutro, a nossa lagrima é 7,2 por isso a maioria dos shampoos para bebês não irritam os olhinhos. Vou explicar melhor sobre pH em outro post  ).     Precisamos escolher um shampoo que deixe o cabelo limpo, mas que não limpe demais a ponto de tirar a oleosidade natural, que tenha o pH na medida, que mantenha a hidratação, Senhor, nós precisamos de um milagre, amém.

Vossas orações vão ser atendidas mães rsrsrs, calma, mas para isso precisamos saber como tudo começa…

Os Surfactantes, Sulfatos e Sulfosuccinates

Os Surfactantes são moléculas capazes de interagir com a água e também com moléculas não solúveis em água (como óleos, gorduras, silicones insolúveis, etc.) graças a essa propriedade elas são capazes de carrear a sujeira dos nossos cabelos, pois se ligam as “sujeiras” (óleos, gorduras, excesso de produto como silicones e etc.) e também se ligam a água, sendo carreadas por ela.Os surfactantes mais usados em shampoos são os surfactantes de sulfato, ou seja, que possuem sulfatos em sua composição, eles são baratos, possuem um alto poder de limpeza, além de promover uma boa espuma. Os consumidores têm uma ideia errada de que quanto mais espuma uma shampoo faz mais ele limpa, por isso os fabricantes de shampoos procuram tensoativos que possuam uma alta capacidade de formação de espuma.  Mas a quantidade de espuma não determina o poder de limpeza e um shampoo.

Sulfato (S02-4) é um sal de ação detergente responsável pela espuma do xampu. É diferente do sal de cozinha, o cloreto de sódio (NaCl), também presente na composição, mas que age como emulsificante, deixando o xampu com textura mais viscosa. Quando um xampu tem no rótulo as palavras “sem sal”, é ao cloreto de sódio que se refere, mas, infelizmente, ele é o menos agressivo dos dois.

O shampoo que contém surfactantes de sulfatos limpam bem, porém levam consigo a hidratação, nutrientes, lipídios natural dos fios,  com isso o cabelo cacheado tende a ficar ressecado, armado, leve, seco e com frizz.

  • Surfactantes de Sulfatos mais agressivos:
  •  Sodium Lauryl Sulfate / SLS (o mais comum e mais “barato” de todos)
  • Sodium lauryl ether sulfate/ SLES ou Sodium Laureth Sulfate
  • Sodium Myreth Sulfate
  • Sodium myristyl sulfate
  • Ammonium lauryl sulfate/ ALS
  • Ammonium lauryl ether sulfate/ ALES

Surfactantes de Sulfatos mais suave

Sodium Coco/Cocoyl Sulfate (mais “suave”, derivado da combinação de óleo de coco com sodium lauryl sulfate, geralmente 50%, e sodium myristyl e/ou palmityl sulfate.)

Aqui nesse estudo sobre o uso de Sulfato, os pesquisadores dizem que “O simples uso diário de xampu faz mais do que eliminar as partículas de sujeira, de poluição e o sebo do couro cabeludo que se acumula nos fios. Ele é tão eficiente que remove até mesmo pequenas partes do próprio fio, contribuindo para produzir danos microscópicos em sua estrutura, alterar a cor e torná-lo mais quebradiço, em especial nas pontas” como comprovaram Inés e a química Carla Scanavez. 

Os Sulfosuccinates (Ex: Sodium Lauril Sulfoacetate e Dissodium Laureth Sulfoccinate) são detergentes ligados à família dos sulfos, porém sua arquitetura molecular difere bastante dos sulfatos listados acima, tornando-os tensoativos bem “suaves”. Por isso é possível encontrá-los em shampoos categorizados como “Sulfate Free”.
– O Magnesium Sulfate, o qual pode ser encontrado em alguns ativadores de cachos, é um sulfato, mas NÃO é surfactante (tensoativo detergente).
– O Sodium Lauroyl Sarcosinate NÃO é sulfato.

Vanianda, todo Shampoo sem Sulfato é mais Suave do que Shampoos com Sulfatos?

Não.Há um Tensoativo chamado Olefin Sulfonate, o qual pode ser encontrado em alguns shampoos sulfate free, cujo potencial de irritação é comparável ao SLS. Ou seja, o Olefin Sulfonate é TÃO “PESADO” quanto o Sodium Lauryl Sulfate.

Para não levarmos gato por lebre, a única saída é observar os ingredientes discriminados na embalagem.

Abaixo uma listinha na qual  vocês podem se basear

Imprimam e levem na bolsa ou baixem no celular fica mais facil consultar.

Então depois de entender toda a parte teorica sobre Shampoo, finalmente vamos a parte pratica(eu não disse que oração de vcs tinham sido atendidas rsrsrs).

Dicas do uso de Shampoo para Cacheadinhas/Crespinhas

  • Se o cabelo está muito ressecado, quebradiço, seco procure usar Shampoo sem sulfato ou de sulfato suave (vide a lista acima, imagens de shampoo abaixo ou na nossa pagina).
  • Se sua Cacheadinha(o) ou Crespinha(o) é um bebê de 0 até 2 ou 3 anos, use shampoo para bebê/baby.
  •  Se sua Cacheadinha(o) ou Crespinha(o) tem mais de 3 anos e todo shampoo Baby/Bebê deixa o cabelo ressecado, comece usar um Shampoo KIDS.
  • Não faça uso de shampoo para Adulto em bebê ou criança até 9 ou 10 anos, use de acordo com a faixa etária, como aprendemos acima, o pHs são diferentes portanto a reação do cabelo também.
  • Não use shampoo todos os dias, num cabelo ressecado, ele só vai piorar.
  • Procure usar shampoo 1x na semana, nos outros dias faça Co – Wash.
  • Use uma moeda de 1 real de shampoo e lave o couro cabeludo, bebês e crianças não tendem a ter cabelos oleosos, isso acontece geralmente na puberdade, e cabelos cacheados tem uma vantagem, por ter o formato espiralado(molas) eles não se sujam com facilidade, a poeira e sujeira não conseguem entrar e quando entram não conseguem ficar, por isso eles não precisam de tantas lavagens, nem de muito shampoo.(menos 1 ponto pra musiquinha da J&J).
  • Não precisa espumar para estar limpo.(menos 2 pontos pra musiquinha da J&J)
  • Nunca desembarace o cabelo enquanto ele estiver com shampoo.
  • Não coloque o cabelo no topo da cabeça e não faça movimentos circulares, isso vai gerar atrito, que vai gerar frizz, vai ficar embolado e para desembaraçar vai ter que quebrar alguns fios, isso não é nada legal!(menos 3 pontos pra musiquinha da J&J)
  • Geralmente não precisa passar shampoo nas pontas, lave o couro cabeludo, molhando o dedo no shampoo e passando no cabelo quando enxaguar, o shampoo vai escorrer para as pontas e isso deixará elas limpas sem ressecar.

Abaixo eu ensino a forma de lavagem:

Alguns Shampoos sem sulfato ou com sulfatos suaves:

10463993_1587453178174526_1877212945258555528_n

Obs. eu faço Low poo uso 1x ao mês shampoo com sulfato, estou usando agora o Shampoo J&J Gotas de brilho além do cocamidopropil betaine ele também possue um sulfato suave que é o Sodium coco.Como o cabelo dela não está ressecado ele reage bem e não ressecou.

Vanianda, comprei um shampoo sem sulfato ou com sulfato suave e ressecou, e agora?

Para não perder o shampoo, tem duas maneiras de “suaviza -lo”:

Coloque uma colher(cerca de 20 ml) de oléo 100%vegetal de sua preferencia dentro do shampoo, ao usar agite bem. Ou dilua o shampoo nesse dosador, como mostra a imagem abaixo:

10511568_741368612596402_5748233626334067040_o

Eu espero de coração, que com essas dicas, vocês consigam acertar no shampoo e na lavagem.

Depois me contem se essa graça foi alcançada

Ah! quanto a musica da J&J eu continuo cantando e usando seus shampoos só não faço o que letra diz.

Onde me encontrar:

👥 Facebook

📷 Instagram 

📹 Youtube 

👻Snapchat/🐦Twitter vaniandacacheadinhos

📩CONTATO PROFISSIONAL: 

[email protected]

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

2 comments on “Shampoo para Cabelo Cacheado de Criança e o temido Sulfato

  1. Oi Vani!!! Ca estou eu de novo, comecei no cabelo da minha filha e parei, agora vou tentar recomeçar novamente, estou usando um condicionador na nazca o acqua kids pra cabelo cacheado o da embalagem laranja VC já ouviu falar dele? Pelo o que le na composição acho que ele da pra fazer co wash gostaria que VC me falasse dele?!!! Desde já agradeço😚😚🙏🙏

Deixe uma resposta