Química ou Relaxamento em Cabelo de Criança

resenhas

Este post é para esclarecer duvidas que as mães tem em relação a química em cabelo de criança, baseado em pesquisas e nas experiencias de muitas mães que já fizeram uso desses procedimentos, é um post sincero que pode te ajudar a tomar a melhor decisão.

Algumas mães pensam ou já pensaram em fazer química nos cabelos da filha(o), isso acontece quando a criança tem os cabelos volumosos, com textura cacheada ou crespa. Nesses casos muitas mães e crianças não sabem como cuidar, tem dificuldade de arrumar pela manhã, não acham produtos adequados ou não gostam das texturas.

Peço que coloque na balança expectativa x realidade, de modo que entenda como funciona na prática, tal procedimento, e se vale a pena…sem julgamentos.

Geralmente as mães recorrem a esses procedimentos pelo pedido dos filhos, falta de tempo para cuidar, pressão ou preconceito social. A promessa(leia: marketing) desses produtos(relaxamentos, alisamentos e escovas de chocolate, progressiva…). são de diminuir o volume, facilitar o penteado e a manutenção no dia a dia, parece um sonho, né? Mas qual a melhor química? a mais natural(fraca)? Será que é bom mesmo? Será que cumpre o que promete? Posso fazer na minha filha? Quais os Riscos? Vou responder todas abaixo, vamos aprender?

Quais as químicas que existem no mercado para crianças?

Aqui no Brasil algumas embalagens mostram crianças que parecem ser bem novinhas nos rótulos de produtos para química de transformação, mas os mesmos são recomendados para a partir de 12 anos, no produto vem essa recomendação, que é obrigatória. Se for usada em crianças menores, o fabricante não tem nenhuma obrigação caso haja algum problema. Já em outros países existem produtos que podem ser usados a partir dos 3 anos, as leis de vigilância são diferentes, lá não é proibido, a empresa fica totalmente responsável caso haja algum problema, porém é complicado e caro recorrer a justiça de outro países, caso aconteça complicações pós uso.

Será que é bom mesmo? Cumpre o que promete?

Toda química de transformação no inicio parece ser mais branda, deixam o cabelo mais leves e soltos, o que faz as mães continuarem a alisar, depois de algum tempo, alisam demais, afinam e enfraquecem os fios, perde a cor natural, ficam avermelhados, opacos, espigados e sem vida, com um ressecamento extremo, difícil de tratar, não demora muito para as mães terem dificuldades de cuidar dos fios.

Qual a melhor química para o cabelo da criança? A mais natural?

Química sempre será química, não existe química de transformação capilar natural. O que existe são fabricantes que fazem produtos com ingredientes botânicos e as concentrações químicas mais baixas (para não causar reações adversas logo) muitas dessas reações só vão aparecer na juventude ou vida adulta. Quando falamos de criança, também não existe a melhor, pois não exite margem de segurança para a alteração que será feita, cada ingrediente causa um tipo de reação que vou falar mais abaixo.


Está gostando das dicas? Quer saber mais produtos e formas de tratar os cabelos dos pequenos? Toda semana libero conteúdo novo e grátis, no nosso canal é só clicar aqui e se inscrever, você ficará por dentro de todas as novidades.


Posso fazer química no cabelo da minha filha?

Eu recebo essa pergunta diariamente, e respondo ela com outras perguntas, e já vou deixar as respostas baseada nas respostas das mães que me procuram:

Por que quer fazer química?

Para facilitar os cuidados diários, os parentes e amigos estão cobrando e culpando você pela mudança nos fios(ex.:era liso e ficou crespo) ou porque sua filha(o)pediu ou sofre preconceito na escola.

Dica: não vai facilitar, infelizmente. Você não tem culpa da mudança na textura, o cabelo muda conforme o DNA. Se sua filha(o) pediu, esse é um ótimo momento para conversar sobre diversidade e empoderamento. Se houve preconceito procure a Coordenação da escola ou os pais dos envolvidos.

A criança está preparada para isso?

Não, as crianças não estavam preparadas de verdade, havia apenas o desejo de mostrar para a sociedade(coleguinhas e família) que os cabelos podem ser “domados”, muitas não sabem nem o porque estão passando por isso.

Dica: criam uma falsa ilusão de padrão de beleza, ensine que no mundo todos temos belezas diferentes, e também a se defender de perguntas de pessoas preconceituosas, cabelos não precisam ser domados, o volume faz parte da beleza dos fios.

Terá dinheiro para arcar com a manutenção e produtos profissionais?

A maioria não tem esse dinheiro, querem levar a qualquer lugar ou deixar alguém que diz que sabe fazer, realizar o procedimento.

Dica: Os procedimentos e os produtos da manutenção alem de caros, são lotados de proibidos e não são infantis, ainda não vi vantagens.

Depois do alisamento(relaxamento) qual tempo disponível para cuidar?

A maioria alisou porque não tinha tempo de cuidar antes, e não sabiam que teriam que cuidar depois do procedimento.

Dica: os cuidados dobram após a realização da química, não se iluda.

Você e a criança estão preparada psicologicamente e financeiramente caso ocorra problemas?

-A filha da vizinha, que é amiga da minha tia, fez e não morreu, não vai acontecer nada com fé em Deus!

Essa é a respostas que mais recebo, e a unica coisa que tenho a dizer é: Deus proteja a criança, mesmo.

Você já fez química?

Se você mãe já fez ou faz química nos próprios cabelos sabe que é um processo desgastante para manter o fio alisado, se existisse a pilula do cabelo liso a grande maioria venderia um rim para compra-lá. Se você nasceu lisa, pode ter certeza é desgastante.

Minha resposta: imagina submeter a criança a esse processo constante?

O que devo saber antes de dar quimica no cabelo da criança?

Vou citar problemas mais comuns e os mais graves que podem acontecer ao usar química em cabelo de criança, para que considerem antes de tomarem essa decisão:

Comuns:

  • Coceira, irritação
  • Descamação, caspa e seborreia.
  • Ardência pele e couro cabeludo
  • Ardência e inflamação ocular
  • Quebra e queda de cabelo(corte químico)
  • Alergia de contato e respiratória
  • Queimaduras de pele

Graves:

Estudo realizado em 2012 no EUA e publicado no American Journal of epidemiology feito em 24.000 mulheres, revela a realidade que químicas e relaxamentos causam consequências como:

  • Miomas e cistos
  • Infertilidades e abortos.
  • Puberdade precoce
  • Menopausa precoce
  • Calvice
  • Distúrbios endócrinos

Será que vale a pena expor a criança a esses ingredientes? o que é mais importante:

  • a saúde física e mental da minha filha(o) ou o que os outros pensam?
  • enquadrar a criança nos padrões criados pela sociedade ou empodera-la?
  • a conscientização da criança ou a felicidade momentânea?

Fiz química e me arrependi, o que faço?

O que pode ser feito é ir cortando aos poucos os fios até sair toda química, e ir tratando semanalmente com Nutrição e Reconstrução até que o cabelo fique virgem outra vez.

Espero que este post te ajude a tomar a melhor decisão, caso haja alguma duvida deixa nos comentários que irei responder, abaixo minha opinião sobre química em cabelo de criança:


Obs: Este blog é feito com muito carinho e trabalho, se precisar de algum trecho mencione o nome do blog. As Imagens aqui colocadas são de arquivo pessoal ou da internet caso haja direitos autorais, por favor me procure. Crianças peçam ajuda aos pais e/ou responsáveis.Obrigada por estar aqui e leiam os nossos outros posts.


Comentários

41 comments on “Química ou Relaxamento em Cabelo de Criança

  1. Stefany Cristine Venske

    8 outubro, 2018 at 22:21 Responder

    Ola,tenho uma filha de 13 anos,o cabelo é armado e com pontas duplas,queria fazer um alisamento…. é recomendavel??? E no futuro? Pode prejudicar ?

    • Olá, seria mais indicado aprender e ensina-la a cuidar dos fios, pois pontas duplas é um sinal de que o cabelo precisa de cuidados, o fato dele ser “armado” é só uma característica do tipo de fios, hoje muitas meninas e mulheres estão preferindo manter eles assim, natural. A química não trata o cabelo, ela apenas alinha, e para alinhar o fio perde muitas propriedades o que faz com que tenhamos que redobrar os cuidados além de ficarmos exportas a riscos à saúde. Existe possibilidades de prejudicar como em qualquer outro tipo de quimicas de transformação, tantos os fios, como o couro cabeludo e pele, alguns reversíveis, outros não. Aos 13 muitas já podem alisar, mas pense com carinho no que te propus no início dessa resposta 😘

  2. O pai da minha levou ela no salão que nem sei onde foi e nem qual produto passou(sem meu conhecimento pois era, o fim de semana dele) o cabelo dela está mais fino e seco, os produtos infantis não funcionam mais. Ela tinha um cabelo cheio, fino e com caixinhos bem leves, hoje o fio está sem definição. Eu uso produtos profissionais como Joico, Silicon, L’ORÉAL e outras marcas, estou cogitando usar elas nos fios da minha filha. Ela tem 9 anos, nem óleo de coco está hidratando.

  3. Eu entendo e concordo que uma criança de 6 anos não tem idade para dar a química e que é sacrificante passar um dia no salão fazendo procedimento, fora a manutenção, entretanto, utilizar um produto menos agressivo para deixar os cabelos um pouco mais maleáveis, não sou contra, porque somos mães modernas, que trabalham e não tem tempo, e queremos deixar nossas filhas mais felizes. Digo a ela todos os dias que o cabelo dela é lindo. Ela também não deseja alisar, porque ama os cachos, só que algo precisa ser feito para facilitar nosso dia a dia e para que o momento de cuidar da beleza seja prazeroso. Abraço,

    • Com base cientifica feitas após estudos, não vale a pena usar nenhuma química mesmo as “menos” agressivas pois causam danos a saúde da criança(menor de 12 anos) diretamente ou indiretamente. Nenhum médico, empresa ou cabeleireiro Brasileiro, tem aval da Anvisa (órgão de vigilancia sanitaria) para tal procedimento, sendo o mesmo, feito ilegalmente.
      Hidratação/ Nutrição e Co Wash, feito 1x na semana, seguido de um penteado protetor já mantém o cabelo saudável e alinhado por vários dias, sem tomar tanto tempo de uma mãe moderna 😘

  4. Não dá para soltar, não adianta vir com essa moda de empoderamento, de aceitação, porque cheio demais não é bonito solto, criança tem que andar com cabelo arrumado, senão parece desleixo. Ela agora saturou de fazer trança, quando eu tinha a idade dela também não suportava as tranças. Quer soltar os cabelos. Consigo soltar só a metade que é mais maleável. Ainda por cima, esse tipo de cabelo não é qualquer pessoa que tem habilidade de fazer penteado. Ela não fica só com o pai, simplesmente porque o pai não sabe arrumar o cabelo dela. A avó não tem mais paciência.

    • Quem foi que criou a regra de cabelo de criança com volume e crespo solto é desleixo? Só porquê são crespas?

      Quem foi que disse que crianças lisas podem andar de cabelo solto? Só porquê são lisas?

      Quem criou a regra que cabelo crespo e volumoso de criança tem que andar preso o tempo inteiro? Só porquê tem volume?

      Com certeza não foi eu, nem você. Essa regra foi criada há muitos anos atrás, e tem sido usada ano após ano, massacrando, traumatizado milhares de pessoas ao redor do mundo, fazendo – as se olharem de um jeito que não são.

      Dizer a uma criança crespa ou com cabelos volumosos, armado, que ela tem que prender ou alisar o cabelo o tempo inteiro é o mesmo que dizer a criança gorda que tem ( genética engordar) que ela tem que emagrecer e ser igual a “Gisele” não por saúde, mas por “regra” e é o mesmo que dizer uma criança negra que tem que ser “morena clara” para ser aceita nos padrões da sociedade.

      Em 2017 uma menina de 12 anos se suicidou porque se achava fora dos padrões de beleza.

      Na Africa milhares de meninas e mulheres compram ilegalmente um creme a base de ácidos cancerígenos para deixar a pele mais Clara, elas estão tendo câncer e morrendo.

      Ao redor do mundo meninas estão sendo ensinadas a se odiarem porque nasceram com o cabelo crespo e armado, porque nasceram Gordas, Negras e até por quê tem clitóris(sim ainda tem países em que a cultura é cortar o clitóris, para que elas não tenham libido (pois para eles isso seria demoníaco).

      Não é moda, é libertar essas meninas de uma corrente, que foi criada por gente má, num tempo arcaico, sem base cientifica, é mais que empoderamento, é salvar Vidas.

      Tudo o que citei pode ser pesquisado facilmente no Google. 💗

    • Eu te entendo perfeitamente. O cabelo da minha filhinha é muito crespo. crespo.Muito cheio. Mesmo hidratando com produtos bons fica seco seco. Ela chora muito pra lavar e desembaraçar, mesmo dando brinquedinhos no banho. Ela fala q tem medo da hora de lavar cabelo. Só vive de tranças e o pai e avó tbm são como vc falou. Igualzinho. Vou ter q fazer química em breve. Nao tem jeito. Tem cabelos q nada resolve.

      • Olá, te entendo. Mas química resseca bem mais, por esse motivo terá que fazer as etapas de cuidados lavagens, hidratações, nutrições, pentear… mais vezes, o ideal seria trabalhar o psicológico dela nesse sentido 😘

  5. Para você é fácil falar, já que sua filha tem o cabelo tão molinho. Minha filha tem os cabelos volumosos. Me identifiquei com uma mãe aqui que falou que tem dificuldade de pentear, que dá nó. No nosso mercado os produtos infantis indicados para cabelo crespo não são de boa qualidade e ressecam ainda mais.

    • A minha filha além de ter os fios muito finos, são ressecados. Da metade para cima, crespos, da metade para baixo, cachos bem mais soltos. A parte de cima dá muito trabalho até de pentear. Ela sofre e reclama quando vamos desembaraçar. Ela odeia lavar o cabelo, não me deixa fazer a hidratação, porque demora, são muito volumosos (ela tem 6 anos). Imagine mechinha por mechinha?

      • Quem me acompanha no canal sabe que cuido não só de cabelo da minha filha linda, mas de outras crianças com o cabelo cacheado, crespo e liso.
        Ensino e mostro tudo lá 😘

    • Quem me acompanha no canal sabe que cuido não só de cabelo da minha filha linda, mas de outras crianças com o cabelo cacheado, crespo e liso.
      Ensino e mostro tudo lá 😘

    • Gasto o que não tenho com o cabelo da minha filha e mesmo assim é um sofrimento toda vez que ve o pente, sem contar nos dias de lavar sofro junto com ela, deixar solto até deixo agora depois para desembaraçar não tem produto que dê jeito isso sem falar quando vai a praia ou piscina. Eu entendo bem cada mãe aqui.

      • Eu entendo cada uma de vocês tanto mãe, quanto criança e afirmo não vale a pena usar química.

        Sei que é frustrante mais infelizmente produto nenhum vai fazer milagre.
        Nós acostumamos com propagandas onde a modelo está com o cabelo “feio” e usa por exemplo um “shampoo tal” e depois o cabelo aparece maravilhoso, lindo… Pelo amor, isso é propaganda pura!

        Isso não quer dizer que vocês não vão encontrar um produto queridinho para cair de amores.

        Cabelo bonito, saudável, maleável = muita hidratação(cronograma) e muita alimentação equilibrada toda semana! Juro. Sem a pessoas não fizer isso vai gastar, potes e potes de produtos(leia dinheiro) que nada vai adiantar.

        Bato na tecla, cabelo é tratamento, cuidado, dia após dia, mês após mês. Trabalho com crianças crespas, e todas as mães que já ajudei ficam maravilhadas, com os resultados do cronograma quando é feito certinho.
        Espero ajudar muitas mães 😘

  6. MARIA DA PENHA SANTOS DA SILVA

    3 janeiro, 2018 at 12:24 Responder

    e um permanente vc acha muito forte?

  7. Olá !
    O cabelo de minha filha é muuuuuuuito ressecado.
    Já usei tantos cremes pra tentar deixa-los hidratados,mas ainda não acertei !
    Poderia me Ajudar?

  8. Eu relachei o cabelo da minha filha de 6 anos só que agora o cabelo dela tá muito ressecado ásperos e chei de pontas.

  9. Levei minha filha para fazer relaxamento natural!
    O cabelo não está com vida sem balanço, não quero mais o que euffaço?

  10. Oi minha filha tem 9 anos e os cabelos crespos, não quero alisar o cabelo dela e ela também não quer, más nós duas sofremos muito para pentear, da muito nó e dói bastante. Quando ela era mais pequena vivia de trança era mais fácil, agora ela não quer mais,ja fiz fitagem fica lindo mas depois de uns dois dias enche de nó novamente,você poderia me ajudar?

    • Olá 🙋
      Capricha no cronograma, use bastante ingredientes nutritivos.
      E sim é preciso fazer penteados protetores(twist, bantu, trancinhas) de vez em quando, converse com ela.
      E lembre de usar fronha Oi touca de cetim 😘

  11. Minha filha tem o cabelo enrolado, porém é mto cheio, queria diminuir um pouco o volume, queria fazer um relaxamento nela. É aconselhável?
    Ela tem 8 anos..

  12. Bom dia! O cabelo de minha filha era molhinho, tipo liso ondulado. Até que agora maiorzinha, com 2 anos, mudou radicalmente. Tenho uma sobrinha maiorzinha, que decentemente teve piolho. Usaram relaxamento para matar, depois disso o de minha filha mudou completamente. Está crespo, opaco, sem vida. Não há creme ou óleo que dê jeito. Existe alguma técnica que identifique se foi usado química no cabelo dela??

  13. Estou fazendo um curso de alisamento e relaxamento mas já decidi que pelo menos inicialmente não irei trabalhar com crianças, porque é uma enorme responsabilidade e vou esperar até adquirir bastante experiência para atender o público infantil.

  14. Gostaria de fazer relaxamento no cabelo da minha filha de 6 anos. Meu desejo é que fique menos armado, diminuindo um pouco o volume. Porém, tenho medo de haver algum problema após o procedimento.

  15. Meu filho tem 10 anos o cabelo dele e mt grosso e duro ele se reclama bastante pq o cabelo ñ é liso e é mt duro,o q eu posso fazer p melhorar o cabelo dele?

  16. Fiquei muito feliz com seu post eu estava pensando em fazer isso na minha pequena porque ela me cobrava q não gostava dos cachinhos e pq não encontrava xampu q não dava certo sempre deixa ressecado…eu pensei e antes de pensar pesquisei se podia por química ou nao e agora vi o resultado chega desses pensamentos… Não vou nem sonhar mais vou cuidar com hidratação normal mesmo. Obrigada!

  17. Levei minha filha de seis anos no beleza natural de belo horizonte e eles alisaram o cabelinho dela, nossa fiquei muito triste porque ele estava grande estou tendo que cortar aos poucos, hoje faz três meses que estou te acompanhando pra recuperar o cabelo dela e estou tendo resultado maravilhoso… Com suas dicas ele está crescendo um crespinho hiper hidratado! Amamos nossos crespinhos…

Deixe uma resposta