Óleos e Manteigas vegetais para o cabelo de Crianças e Bebês, funcionalidades, indicação e contra indicações

Você sabia que existe óleos e manteigas vegetais que podem ser usadas em crianças e bebês e outras que são contra indicadas?

Os óleos e manteigas vegetais 100% são extraídos de frutos, sementes, folhas e flores, por serem um ingrediente natural, caíram no gosto das mamães; Mas, o que muita mãe não sabe, é que cada óleo, cada manteiga, tem funcionalidades diferentes, e apesar de ser natural alguns deles são tão fortes que podem causar desconfortos em crianças e bebês e são contra indicados.

Quando falamos de óleos e manteigas vegetais, temos que ter em mente que foi preciso prensar/moer uma grande quantidade de um elemento da natureza, para obter ml ou gramas do mesmo. Por exemplo: para obter 250 ml de Azeite de oliva são necessários de 1.300 a 2.000 azeitonas. Haja azeitona! mas fica tudo ali concentrado em 250 ml apenas. Sabendo disso, percebemos o quanto são concentrados(e fortes) cada ml que está no vidrinho de óleo ou manteiga que temos em casa, por isso não vamos mais exagerar no uso achando que vai dar efeito mais rápido, combinado? Se você quer uma solução de um determinado problema, use um Óleo ou Manteiga que funciona para o problema.

Quais os óleos mais comuns(e fáceis de achar) para crianças e bebês?

Os mais comuns são os óleos 100% vegetais comestíveis, mas não são qualquer um. Os óleos comestíveis mais recomendados pelos médicos são Azeite de Oliva, Coco e Abacate extra virgens, são também os mais seguros para bebês que já comem comidinhas salgadas e temperadas com estes óleos. Existe alguns óleos essências também, mas falarei em outro post.

Obs: bebês menores 12 meses ou com restrições alimentares consulte o pediatra.

Onde e como usar

  • Os óleos e manteigas vegetais podem ser usados no cabelo e corpo, servem para nutrir, reter a hidratação, formar uma camada protetora, ajuda na manutenção e controle lipídico e até tratar alguns problemas como ressecamentos, descamações, irritações, caspas, fungos e piolhos.
  • Os óleos vegetais podem ser usados em temperatura ambiente, passando em todo o fio e couro cabeludo, veja como fazer corretamente Nutrição ou Umectação (para saber um pouco mais clique aqui.)
  • As Manteigas 100% vegetais por sua vez pode ser derretida em banho-maria ou no microondas por 30 segundos.
  • Também pode ser misturados, afim de potencializar os efeitos, mais conhecido como mix de óleo e manteigas.

Obs: óleos e manteigas só podem ser usadas em cima de feridas e peles lesionadas sob recomendação de médicos e/ou fitoterapeutas.

Óleos e Manteigas e suas funcionalidades e indicações

A partir de 2 anos, já pode usar outros óleos e manteigas. Existe um infinidade de óleos e manteigas vegetais, mas vou falar só de alguns aqui que são os mais fáceis de achar:

Óleos 100% vegetais
  • Amêndoas doce: dá maciez, combate danos externos, pontas ressecadas e frizz.
  • Algodão: hidrata muito bem e combate o ressecamento.
  • Amaranto: repara o cabelo, devolvendo seu brilho e movimento.
  • Andiroba: recupera as pontas espigadas, dá maciez, brilho e sedosidade.
  • Argan: anti frizz, reduz a pontas duplas, dá brilho e melhora a elasticidade.
  • Abacate: auxilia na recuperação dos cabelos secos, quebradiços e danificados.
  • Amendoim: age como regenerador dos fios danificados.
  • Azeite de Oliva Extra virgem: penetra até o córtex dos fios, nutre profundamente, dá brilho.
  • Buriti: dá brilho e maciez, evita a quebra e pontas duplas, FPS 8.
  • Coco: ajuda a desembaraçar, sela as cutículas do fio, doa brilho, deixa macio e sedoso, dentre outros.
  • Castanha do Pará: devolve o brilho, repara os danos.
  • Cártamo: fortalece os fios, auxilia o crescimento e diminui o ressecamento.
  • Gergelim: recupera a saúde dos fios,ameniza a quebra, reduz as pontas dupla.
  • Girassol: aumenta o brilho, traz força aos fios, reduz o ressecamento.
  • Germe de trigo: ajuda a fechar as cutículas dos fios, reduz o frizz.
  • Linhaça: diminue o frizz, dá brilho extra, fortalece os fios.
  • Ojon ou Batana: fortalece o fio, reduz a ruptura, e dá brilho.
  • Ômega 3: evita a quebra, estimula a produção de colágeno.
  • Pracaxi: forma uma camada hidrofóbica ao redor dos fios, dá brilho intenso, sedosidade e força a fibra capilar.
  • Pequi: é antioxidante, regenerador, reduz o frizz.
  • Semente de Uva: diminui o frizz, trata pontas duplas, dá força aos fios, dá maciez.

Aqui mostro algumas marcas de Óleos e Manteigas vegetais.


Você está gostando das dicas? quer saber mais sobre produtos e formas de tratar os cabelos dos pequenos? Toda semana libero conteúdo novo e grátis, no nosso canal é só clicar aqui e se inscrever, você ficará por dentro de todas as novidades.


Manteigas 100% vegetais
  • Manteiga de Karité: muito bom para o cabelo seco, crespo, trata pontas duplas, dá brilho, FPS 6.
  • Manteiga de Cupuaçu: cabelos secos e maltratados, recupera a elasticidade, dá maciez.
  • Manteiga de Cacau: cabelos secos, ressecamento extremo, grossos, cacheados e crespos, FPS 10.
  • Manteiga de Murumuru: melhora a flexibilidade e promove o brilho.

Obs: se a criança for menor de 24 meses consulte o pediatra.

Como e onde comprar

Quando for comprar o produto para a pele e cabelo é importante ter mente alguns detalhes:

  • O produto é 100% vegetal? Isso quer dizer que não pode ter na composição derivados de petróleo, silicones insolúveis, nem perfume/ parfum.
  • Se for extra virgem e prensado a frio é melhor pois seus “nutrientes” fora preservado durante a prensagem, caso não seja, não tem problema ele só tem menos nutrientes que os citados.
  • No caso do Azeite de oliva é importantíssimo que a acidez máxima seja de 0,5%, e não pode ter outro óleo(como o de soja por exemplo) misturado, nesse caso vale muito a pena comprar o extra virgem.
  • É bom que o frasco seja preto, marrom ou âmbar, isso ajuda na conservação, geralmente eles são vendidos frascos bem simples.
  • O cheiro: óleos e manteigas vegetais não tem perfume, o cheiro é bem característico e se parece com o de óleo de cozinha.

Você pode comprar em

  • Em farmácia o de amêndoas doce, abacate e outros, atente-se ao rotulo.
  • Em Supermercados na área de produtos orgânicos, produtos naturais e lights.
  • Em Sites de produtos Naturais.
  • Em Casas ou lojas de produtos naturais.

Indico a compra na pagina Universo Hair Kids.

Óleos vegetais contra indicados para crianças e bebês

Por mais naturais que sejam, existem óleos que são contra indicados para crianças, gestantes, lactantes, epiléticos e pessoas com algum transtorno no sistema nervoso e hipertensos. Tomem muito cuidado com receitas milagrosas na internet que levam algum desses óleos, os efeitos não são imediatos, mas a longo prazo. Então vamos evitar usa-los nas nossas crianças:

Óleo de rícino não é recomendado para crianças abaixo de 10 anos, gestantes e lactantes, por causa do efeito laxante, pode provocar, tontura, ânsia de vomito, diarreia, desmaios, calafrios, desregular a pressão arterial entre outros. É facilmente encontrado em farmácias, e na net muitas mulheres usam, eu não uso em Marissa, peço pelo amor de Deus que vocês não usem.

Óleos de Bergamota, Limão, Grapefruit, Laranja doce, Laranja amarga e Tangerina: por causa da fototoxidade, causam queimaduras na pele e fios quando em contato/exposição ao sol.

Óleos de Alecrim, Canela, Cravo, Hortelã-Pimenta, Erva Doce, Gengibre e Sálvia (todas): elevação da pressão arterial, mesmo em quem não tem problemas com a pressão. Afetam o Sistema Nervoso, principalmente em quem tem epilepsia, causa prolemas respiratórios, com sintomas bem parecidos com os da asma.

Óleos de Canela, Cravo, Soja, Rícino(mamona): São altamente alergênicos, podem causar reações no couro cabeludo e também no sistema digestivo, respiratório e no Sistema Nervoso.

Bebês e Crianças -Deve-se aumentar a diluição no uso dos óleos essenciais em bebês ou crianças, utilizando apenas óleos essenciais seguros (sem contra indicações).

Espero que gostem, se tiverem duvidas, deixe nos comentários, beijocas

Obs: Este post sobre Óleos e manteigas vegetais foi feito com muito carinho e trabalho, se precisar de algum trecho ou foto mencione o nome do blog. Caso haja direitos autorais para as imagens, por favor me procure. Pais ou responsáveis façam teste de contato. Obrigada por estar aqui e leiam os nossos outros posts.

25 comments on “Óleos e Manteigas vegetais para o cabelo de Crianças e Bebês, funcionalidades, indicação e contra indicações

  1. Olá!
    Tenho uma filha de 8 anos e comprei um creme de pentear da Embelleze, meus cachinhos. Diz que é pra usar a partir de 3 anos, que não tem parabeno, petrolato, sulfato e silicone. Ela usou hoje. Depois vi escrito que sua fórmula contém óleo de rícino e manteiga de Karite. Devo suspender o uso por causo do óleo de rícino?

  2. Olá, Vânianda! Sou seguidora de todas as redes sociais! Tenho uma dúvida, minha cacheado já tem 1 ano e nove meses, posso usar o oleo mãe bebê misturado com os outros (semente de uva/ côco/ abacate) para dar cheirinho?
    😘

  3. Ola, td bem? Gostaria de saber se olho com amendoas da jhonson pode passar no cabelo após a lavagem e deixar (sem enxague)?

  4. Olá Vani tudo bem poderia passar o nós mamães como fazer óleo vegetal da própria fruta como por ex: morango, manga… para fazermos em casa mesmo!bjs tenho duas meninas uma de 2 e 7 amamos suas dicas obrigado desde já agradeço 😍😍😍😍

  5. Minha filha tem 6 anos … Posso usar o rícinio apenas no shampoo dela ou ele pode causar efeitos mesmo sendo usado apenas no shampoo ? Obrigada.

    • Olá,
      Infelizmente o Rícino (mesmo diluído em shampoo) ainda causa muitos problemas na saúde infantil.
      Quem sabe futuramente com o avanço na indústria criem um menos agressivo. Até lá use os outros óleos mais seguros para sua criança 😘

      Me segue 💟 https://goo.gl/ooCD1M

  6. Olá boa tarde. Vc tem WatsaPP. Gostaria de tratar o cabelo da minha filha mas não consigo identificar o tipo de fio dela. Queria te mandar uma foto para ver se pode me ajudar.

  7. Boa tarde!

    Posso fazer umectação com oleo 100% vegetal de cenoura na minha cacheadinha de 3 anos de idade?

  8. Ola… me chamo Elenice. . tenho uma filha de 6 anos..os cabelos dela esta muito seco e fino,sem falar que ficou muito ralo.. já não sei o que fazer. fomos ao medico pq tinha dado anemia já tatramos gloria a Deus… mais gostaria de sua ajuda para trata-lo.. poderia me ajudar por favor..Deus abençoe!!!

  9. e os óleos da johnson?

Deixe uma resposta