Low Poo e No poo para Crianças e bebês o que é, e como fazer

Você sabe o que é No poo ou Low poo? e como fazer em crianças e bebês?

O que quer dizer Low poo e No poo?

  • NO POO significa: sem shampoo ou sem sulfato, sem espuma. No (nenhum ou Não) Poo(shampoo).
  • LOW POO significa: pouco shampoo ou pouca sulfato, pouca espuma. Low (pouco) Poo(shampoo).

Segundo Lorraine(criadora das técnicas), “espuma não é o que limpa”, não há nenhum poder de limpeza nas bolhas. Lavar os cabelos com shampoos comuns só resulta em um cabelo cheio de frizz, seco e sem forma”.

Para que serve?

As técnicas ajudam a deixar e manter o cabelo mais saudável e hidratados, auxiliam na definição e volume tanto para quem tem muito ou pouco. Low Poo e No poo para Crianças e bebês auxiliam muito pois ao usar produtos infantis mais naturais, que não são carregados de sulfatos, derivados de petróleos e silicones insolúveis, não desequilibra as defesas naturais da pele, couro cabeludo e fios, evitando assim alergias, problemas capilares e mudanças na estrutura dos fios.

Resumindo: trocam-se os detergentes maléficos, agressivos, pesados e que desidratam (sulfatos e surfactantes) por altas concentrações de ingredientes botânicos feitos para limpar e hidratar o cabelo mais profundamente.

Para quem serve?

Inicialmente foi criado para quem tem cabelos cacheados e crespos,que esteja secos, ressecados e sem forma, com o tempo e algumas pesquisas e testes, também revelou – se uma ótima opção para cabelos lisos, ondulados(que estejam secos ou ressecados) e cabelos quimicamente tratados, coloridos ou em transição. Por ser uma técnica que defende o uso de ingredientes botânicos, orgânicos e mais naturais, que respeitem o pH e texturas dos fios, pode ser usada a técnica em Crianças e Bebês.


O que eu devo saber antes de começar?

Antes de tudo você terá que se habituar a ler rótulos (mas calma que vou te ajudar ) isso será fundamental pra escolher os produtos certos na hora que for comprar. No inicio tudo parece mais difícil, mas conforme for fazendo o cabelo vai melhorando e se acostumará com os produtos, sempre que tiver duvida de algum produto é so passar aqui no site, combinado?

Quais os ingredientes que não são liberados para a técnica?

No geral para a técnica tem que se eliminar sulfatos, derivados de petróleo e silicones insolúveis.

Abaixo os links de produtos sem esses ingredientes:

Qual a melhor técnica ?

Não existe pior nem melhor, as duas técnicas são maravilhosas, mas devemos levar em conta que :

  • Cada organismo responde de maneira diferente
  • Existe o fator compromissos do dia a dia e as duas exigem um pouco de esforço e tempo.
  • As duas são bem parecidas com pouquíssimas exceções.
  • A dificuldade para encontrar produtos No poo é bem maior do que para Low poo.

Dica: comece com Low poo e depois tente fazer No poo, mantenha a que gostar mais e se adequar a sua rotina, porque eu penso, que a técnica tem que trazer praticidade e não acarretar mais uma função numa agenda lotada, não é mesmo? escolha a mais pratica e funcional para você.


Como se faz LOW POO?

Na técnica Low-Poo não é permitido nenhum derivado de petróleo, porém você poderá:

  • Usar um shampoo sem Sulfato SLS, só que em pouca quantidade e com menos frequência, é bom que o produto tenha Cocoamidopropyl Betaine (Cocoamidopropil betaína).
  • Usar alguns produtos que contenha silicones insolúveis(mas sem exagero), pois o Cocoamidopropyl Betaine os retira do fios durante a lavagem.

Para ver os shampoos sem sulfato SLS clique aqui

Na pratica:

Com os produtos liberados (Shampoo, Condicionador, Máscara, Creme de pentear e/ou Finalizadores )em mãos e de acordo a faixa etária da criança, monte o Cronograma: decida quantas vezes irá lavar, hidratar, nutrir e fazer Co wash durante a semana dentro das suas possibilidades:

  • Lave o cabelo e os todos os acessórios de cabelo com um shampoo com sulfato pela ultima vez, isso irá retirar todos os derivados de petróleo dos fios(guarde o shampoo para qualquer eventualidade).
  • Siga o cronograma que montou, é bom ter no minimo uma Hidratação toda semana e uma Nutrição a cada 15 dias.
  • Se lavava todos os dias, continuará a lavar todos os dias só que sem shampoo, o shampoo será usado no máximo 2x na semana em pouca quantidade(cerca de uma moeda de 1 real)no couro cabeludo, nos outros dias faça Co wash.

Pronto você já estará fazendo Low poo!

Baseado no Feedback de varias adeptas das técnicas: cabelos mistos, ressecados, ondulados, lisos e cacheados são as que mais gostaram de Low poo(não é uma regra ok?).


Está gostando das dicas? Quer saber mais sobre produtos e formas de tratar os cabelos dos pequenos? Toda semana libero conteúdo novo e grátis, no nosso canal é só clicar aqui e se inscrever, você ficará por dentro de todas as novidades.


Como se faz NO POO?

Na técnica NO POO não é usado:

  • Nenhum shampoo na lavagem, mesmo os liberados para Low Poo não podem ser usados.
  • Não pode usar nenhum produto com silicones insolúveis.
  • Não pode usar nenhum produto com derivados de petróleo.

Na pratica:

Com os produtos liberados (Condicionador para Co wash, Máscara, Creme de pentear e/ou Finalizadores), em mãos e de acordo a faixa etária da criança, monte o seu Cronograma: decida quantas vezes irá lavar, hidratar, nutrir e fazer Co wash durante a semana dentro das suas possibilidades.

  • Lave o cabelo e todos os acessórios de cabelo com um shampoo com sulfato pela ultima vez, isso irá retirar todos os derivados de petróleo dos fios (guarde o shampoo para qualquer eventualidade).
  • Muitos usam apenas água, outros usam o Co-Wash, anfótero, água de Aveia…os modos de lavar fazendo No poo estão todos aqui.
  • Siga o cronograma que montou, é bom ter no minimo uma Hidratação toda semana e uma Nutrição a cada 15 dias.
  • Se lavava todos os dias, continuará a lavar todos os dias só que sem shampoo, faça Co wash, com condicionadores que não tenha petrolatos nem silicones insolúveis veja alguns aqui.

Pronto você já estará fazendo No poo!

Baseado no Feedback de varias adeptas das técnicas: cabelos extremamente secos e ressecados, crespos, cacheados, finos, com químicas ou em transição, são as que mais gostaram de No poo(não é uma regra ok?).


Duvidas Comuns:

Cabelo oleoso pode fazer a técnica No ou Low Poo?

Se seu cabelo é oleoso, faça o teste e verifique se funciona. Muitas vezes a oleosidade vem justamente porque essas substâncias retiraram tudo do cabelo, é o conhecido “efeito rebote”. Como todos temos certo nível de oleosidade natural, ao retirar tudo, o organismo tenta compensar e produz mais e mais. É incrível, mas nosso corpo é inteligente e sempre faz de tudo para se proteger.

Funciona mesmo?

Quem aderiu à técnica No ou Low Poo, diz que o cabelo fica tratado de verdade, os relatos são:

  • O brilho e hidratação aumentaram.
  • Os cabelos não ficam mais opacos
  • Dá pra perceber que estão bem cuidados.
  • Notam que o cabelo não precisa mais de tanta hidratação, pois com esse método, as cutículas não se abrem tanto, e os nutrientes permanecem dentro do fio.
  • Os fios cresceram mais rápido.
  • Sentiram os cabelos mais fortes.

Eu faço em mim e em Marissa a 3 anos e amamos


Curiosidades:

Denis da Silva e Lorraine Massey(sentada) seus livros em inglês e Português, e os produtos adulto Deva Curl

Lorraine, uma garotinha americana, que dentre os sete irmãos, foi a única a ter cabelos cacheados, sempre teve que se virar para cuidar dos cachos e ao participar de festas, ela precisava enrolar os cabelos com rolos. Cansada da rotina, certa vez pediu, para a mãe, uma peruca de cabelo liso de presente de aniversário!(muitas cacheadinhas pensam em alisar). Após anos cuidando dos próprios cabelos loiros, finos e cacheados percebeu que sulfato e derivados de petróleo não ajudavam muito, testou varias formulas e criou métodos inovadores a qual chamou No e Low poo. Lorraine Massey foi se especializando cada vez mais e abriu dois salões em Nova York: o Devachan Salon e Departure Lounge no Soho. Ela também escreveu o best-seller Curly Girl: The Handbook (“Manual da Garota cacheada” tradução no Brasil). Já com uma clientela de milhares de cacheadas, fez uma parceria com o brasileiro Denis da Silva e além de salões entre 1994 e 2002 criaram os produtos para adulto Deva curl, que ficaram amplamente conhecidos após o lançamento do livro de Lorraine.


Meninas por hoje é só, qualquer duvida deixe nos comentários. beijos Abaixo um vídeo em que falo o que os ingredientes proibidos podem causar em crianças e bebês:

Observações finais:

Obs: Este blog é feito com muito carinho e trabalho, se precisar de algum trecho ou foto mencione o nome do blog. As Imagens aqui colocadas são de arquivo pessoal ou da internet caso haja direitos autorais, por favor me procure. Fontes:canal e blog Vanianda cacheadinhos, levebelezadrops, imagens da internet.

Comentários

27 comments on “Low Poo e No poo para Crianças e bebês o que é, e como fazer

  1. Oi Vania me tire uma dúvida por favor. Antes de começar a técnica low poo, tenho q lavar o cabelo da minha bebê de 08 meses com shampoo com sulfato pela última vez e depois dá início a técnica low poo? Se sim, depois de qt dias posso lavar com shampoo sem sulfato? E depois de qts dias posso começar usar a técnica co wash?

  2. Bebê de um ano tem que fazer cronograma? ou só usar o shampoo e condicionador? cabelo do meu bebe é liso e cacheadinho nas pontas, mas anda ressecando um pouco atrás.

  3. Olá!
    Gostaria de iniciar a tecnica low poo na minha filha de 6 anos…ela esta com o cabelo mega ressecado e totalmente sem brilho, qual melhor produto??
    Comprei o creme de pentear da natura toin toin mas vi uns post dizendo que as vezes resseca…condicionador uso johnson gotas e brilho…

  4. Olá amei as dicas vou começar a usar low poo, quando limpo com o condicionador eu uso creme para pentear na finalização?

  5. Oi. Encontrei sua página e me senti no paraíso. Finalmente alguém pra me ajudar.rs. Minha filha tem 5 anos e é cacheada. E sempre que começa a usar um shampoo, no início fica super hidratado, depois tem que mudar. Por último comecei a usar a Linha Meus Cachinhos da Revitay Novex. E verifiquei que não tem sulfato. Mas agora tá começando a ressecar. O que faço.?Socorroooo

  6. Olá! A linha bebe natureza serve para low poo?

  7. eu uso o tra lá lá kids eu amo meus cachos shampo e condicionar, ela servem pra essas técnicas?

  8. Olá Vanianda!
    Minha filha tem 5 anos.os cabelos dela são ondulados e muito fino,quebra com facilidade.
    Tenho que molha-los para pentear,estão quebrados e não acerto no produto.
    O que faço?

  9. Oi primeiro parabéns pela iniciativa. Amo os cachos da minha princesa mas estou tendo dificuldade em cuidar deles. Desde o nascimento minha baby só usou Natura Mamãe e Bebê (cabeça aos pés ) ou Granando Bebê (cabeça aos pés). Ela está com um ano e 5 meses. Os cachos estão ficando ressecados mesmo usando produtos suaves. Um dos problemas é o que você expôs, a própria alteração hormonal. Outro fator é que o cabelo dela é lavado com frequência (muitas vezes duas vezes ao dia uma na escola e outra a noite porque acabo lavando). Além disso ela vem da escola com lacinhos e o cabelo é bastante puxado pra fazer o laço. Eu acho lindo mas percebo a fragilidade desse procedimento. Vou pedir pra não lavar todo dia e tentar fazer o mesmo em casa. Comprei a linha toi toin e acabo de descobrir que é liberada a partir dos tres anos. Queria começar Low poo com o dove hidratação sensível. Como faço. Li o post mas fiquei na dúvida. desde já obgd.

    • Olá,
      Você pode tomar essas medidas que citou, e quanto aos produtos são os baby mesmo tem Dove baby, Snoopy, To de cachinhos baby e muitos outros da uma olhadinha no post de Linhas para bebês e o de cronograma que vão te ajudar bastante nesse início 😘

  10. o cabelo da minha filha e loiro como faço?

  11. posso usar xampu mustela pra low poo? obg

  12. O shampoo Muriel umidiliz cahos perfeitos, presta para iniciar low poo e ficar lavando o cabelo com ele 1 vez no mês?

    Os ingredientes do shampoo são :
    aqua, sodium laureth sulfate, cocamidopropyl betaine, glycol distearate / cocamide mea / laureth-10, cocamide dea, polyquaternium-7, phenoxyethanol/ methylparaben/ ethylparaben/ butylparaben/ propylparaben/ isobutyparaben, sodium chloride, parfum (fragrance), arginina hcl, acetyl cysteine, creatine, proline, serine, glycine, propylene glycol, panthenol, phenoxyethanol, hydrolyzed soy protein, hydrolyzed wheat protein, hydrolyzed corn protein, peg-12 dimethicone, citric acid, tetrasodium edta, glycerin.

Deixe uma resposta