Cuidados com o Cabelo Infantil na Praia e Quais Produtos usar no Verão

Como cuidar do cabelo infantil na praia ou durante o verão inteiro. Estava devendo esse post para vocês, mas prometo que vai ficar bem completinho e sanar todas duvidas de vocês.

Verão é bom né? a gente anseia o ano todo, as crianças pedem praia, piscina, banho de rio, de mangueira, mas quem não gosta nada, nada, são os cabelos; Eles ficam logo ressecados, extremamente secos, descoloridos e com as pontas espigadas, bem vermelhas de tanto sol. Os cuidados que vou ensinar abaixo podem ser fitos para todos os tipos de cabelos infantil: ondulado, cacheado, crespos e lisos e são naturais e baseadas nas técnicas No e Low poo.

Cuidados básicos:

Se você está entrando neste universo agora(mãe de primeira viagem) e nunca se preocupou com isso, vou listar primeiro, os cuidados mais básicos que servem tanto para o fios, como para a pele, e depois mais abaixo, listo os outros que requerem um pouco mais de atenção:

  • Use bonés e chapéus.
  • Deixe as crianças brincando na areia debaixo do guarda sol.
  • Use protetor solar com frequência e reaplique após mergulhos .
  • Evite a exposição solar entre 10hs e as 15hs.
  • Use roupas com proteção UV

O que devo saber antes de tudo?

O sol é o primeiro fator que deixa os fios ressecados no verão, depois vem o sal (do mar), areia e vento poluído. Por causa do sol(calor) os fios perdem rapidamente sua hidratação(água)interna, por isso, se estiver na praia, em casa, num parque, na trilha, num passeio ou onde for, tem que reidratar os fios. A maneira mais rápida de fazer isso é borrifando um spray com água ou soro, mas não é todo lugar que dá para fazer isso. Então a maneira mais eficaz, ainda é ofertar bastante água para as crianças, também dê sucos, frutas e verduras que tenha água na sua composição. Segundo o site Guia Infantil são elas: Melancia, Melão, Laranja, Abacaxi, Morangos, Abobrinha, Tomate e Espinafre.

Lembre – se a melhor hidratação é aquela que vem de dentro. Sabendo disto, vamos as etapas que vocês mais querem saber.

O que devo fazer

Antes da praia:

Primeiro de tudo, se você sabe que vai à praia, tenha um bom Cronograma Capilar antes, prepare o cabelo, deixe-o forte, macio e hidratado pelo menos uma semana antes de ir, sempre fiz isso e sempre dá muito certo.

Muitas mães querem lavar o cabelo antes de ir a praia, mas o melhor mesmo é ir com eles sujos (pelo menos ter lavado 3 dias antes), pois a sujeira(sebo) que ficou acumulada nos fios vão formar um tipo de “camada de proteção” contra danos externos.

-Mas Vanianda, eu lavei porque não sabia e estou na praia há alguns dias veraneando, o que faço agora?

Antes de ir “crie” essa camada protetora, usando Óleos hidratantes e que tenha fator de proteção solar natural, são estes:

  • Óleo de Jojoba FPS- 6
  • Óleo de Algodão FPS- 2
  • Óleo de Urucum FPS- 2 a 6
  • Azeite de Oliva FPS- 2 a 8

Compre alguns desses óleos com 10% de desconto aqui, use o código VANIANDA.

Na praia

Quando chegar na praia, passe um creme de pentear(+3 anos) ou um condicionador baby (-3 anos) com proteção solar, isso irá proteger ainda mais os fios, e deixa-los mais maleáveis no fim do dia, quando for desembaraçar.

Não substituem o uso do boné, chapéu ou guarda sol, são apenas auxiliadores.
  • Creme de pentear Kanechom Kids: No/Low poo maiores de 3 anos.
  • Creme de pentear Natuhair Kids: Low poo, a partir de 3 anos.
  • Umidificador Trá lá lá: Low poo, a partir de 3 anos.
  • Leavin Sou+ Cachinhos Yenzah: No/Low poo a partir de 7 anos.
  • Creme de pentear Eu escolho cachinhos (Suaves, Marcantes e Intensos): No/Low poo a partir e 3 anos.

Compre alguns desses cremes com 10% de desconto aqui, use o código VANIANDA.

Você pode também fazer penteados “protetores” como rabo de cavalo alto, trança e outros. Isso ajudará a não embolar tanto, protegerá um parte do cabelo e a criança ficará mais livre para brincar.

Toda vez que a criança sair do mar, tente “enxaguar” o cabelo dela com água potável(doce) você pode levar sua garrafa ou comprar a água mineral e ir fazendo esse enxague, depois reaplique o creme ou condicionador.

Aqui está um tutorial de como faço quando vou a praia para vocês copiarem.

Se não tiver como enxaguar ou usar um creme/condicionador, faça um Spray Caseiro com água ou soro e óleos vegetais que tenham protetor solar(na imagem acima), vá borrifando no cabelo sempre que secar ou a cada 1 hora.

Não substituem o uso do boné, chapéu ou guarda sol, são apenas auxiliadores.
  • Spray Meus cachinhos Novex/Embelleze: No/Low poo, a partir de 3 anos.
  • Spray Trá lá lá Kids: Low poo, a partir de 3 anos.
  • Spray Pom Pom: Low poo, a partir de 3 anos.
  • Spray Johnson’s Gotas de brilho: No/low poo, a partir de 3 anos.

Quer saber mais sobre produtos e formas de tratar os cabelos dos pequenos? Toda semana libero conteúdo novo e grátis, é só clicar aqui e se inscrever, você ficará por dentro de todas as novidades.


Após a praia:

-Depois que volto da praia, devo lavar com Shampoo ou fazer Co wash? Muitas mães me perguntam isso e a resposta é: Depende.

Se passou apenas um dia na praia, lave com Shampoo sem sulfato, faça uma Hidratação ou Nutrição, condicione e finalize.

Mas se você vai ficar muitos dias na praia… aí, a coisa muda! Pois o cabelo das crianças são finos e frágéis demais. Imagine o desgaste de sol, areia, calor, vento e ainda shampoo todos os dias?

Nesses casos recomendo que durante os dias de veraneio, faça um bom Co wash toda vez que voltar da praia, e se perceber que está ressecando(o que acontece lá pelo terceiro, quarto dia) além do Co wash, faça uma Hidratação ou Nutrição.

Escolha aqui um Condicionador para Co wash infantil.

Alguns óleos com FPS que citamos acima, podem ser usados pós praia, destaque para os mais hidratantes e que ajudam a restaurar os cabelos: Óleo de Amêndoas, Abacate , Oliva, Coco. Vale a pena citar também o de Argan e Macadâmia(óleo e manteiga).

Deixe o cabelo secar naturalmente e solto.

Não substituem o uso do boné, chapéu ou guarda sol, são apenas auxiliadores.
  • Condicionador Naturé Tibum Verão: Low poo maiores de 3 anos.
  • Condicionador Pom Pom Suave: Low poo, a partir de 6 meses.
  • Condicionador Kanechom Kids: No/Low poo, maiores de 3 anos.
  • Condicionador Giovanna baby: Low poo, de 0 a 5 anos (maiores também pode usar).
  • Condicionador Natuhair Kids: No/Low poo, a partir de 3 anos, contém camomila (para Cabelos claros).
  • Condicionador Nawt’s Life baby: No/Low poo, a partir de 6 meses, contém camomila (para Cabelos claros).

Compre alguns desses condicionadores com 10% de desconto aqui, use o código VANIANDA.

Dicas extras:

Para amenizar o cheiro dos óleo/manteigas vegetais pode ser usados nas misturas de 1 a 3 gotinhas(só isso mesmo!) de Óleos Essenciais(fragrância), os mais recomendados para o verão são:

Óleo Essencial de Jasmim: restaura e dá vida aos fios, além do cheiro agradável.

Óleo Essencial de Ylang Ylang: dá brilho e protege os cabelos dos danos causados pela água do mar, porém se a criança tiver Hipotensão( pressão baixa) não pode usar.

Atenção: Óleos essenciais são muito fortes e não podem ser usado puros diretamente sobre a pele e cabelos, precisam de um carreador, por isso, use somente diluídos em misturas com outros óleos ou manteigas vegetais(carreadores), bebês até 3 anos= 1 gota. Crianças a partir de 3 anos = 1 a 3 gotas.

Por mais que a gente cuide, os fios vão ficar um pouco danificados, por isso relaxe! Aproveite bem a praia com seu gatinho ou gatinha, e me conta depois nos comentários, como foi as ferias tá?

Abaixo uma Hidronutrição pra quando o verão acabar:

Observação: se precisar de algum trecho ou foto cite o nome do nosso blog. As empresas mudam as composições dos produtos, por isso verifique antes de comprar.Adoramos a sua visita, venha mais vezes.

Comentários

Deixe uma resposta