Cuidado com cabelo cacheado de crianças de 3 aos 8 anos

Cuidado com o cabelo cacheado de crianças de 3 aos 8 anos

Oi meninas?
Diariamente recebo mensagens com duvida sobre cuidado com o cabelo cacheado de criança de 3 à 8 anos, acho essa idade ótima a criança já deixa fazer muitas coisas e curte os tratamentos. Muitas mães tem o cabelo liso ou alisado e por isso não sabem como cuidar, anotem tudo, imprimam, salvem no computador, no celular… Ah! e não esqueçam de compartilhar com outras mamães desesperadas

Mãos a obra!

Por que cabelo cacheado da minha filha resseca tanto?

Como expliquei aqui no blog, eis alguns motivos para que isso aconteça:

  • Uso de shampoo com sulfato SLS demais ou exageros na quantidade desses shampoos.
  • Mudanças na alimentação da criança(salgadinhos, biscoitos recheados, sucos e alimentos artificiais).
  • Danos externos(muito sol, poluição, cloro).
  • Falta de hidratação(bebe pouca água).
  • Produtos cheios de petrolatos(encapam os fios e não deixam a hidratação entrar).
  • Produtos inadequados para idade.
  • Uso constante de acessórios que quebram ou puxam demais o cabelo(causadores de frizz e quebra).
  • Técnicas erradas (lava, condiciona e penteia de forma errada).

Não devemos nos preocupar que o cabelo da criança esteja perfeito, e sim saudável.

O que devo saber antes de começar cuidar?
  • Tipo de Cacho! Existem tipos de Cachos diferentes, veja qual o tipo de cacho da sua filha(o) neste links: tipos 2, tipos 3 e tipos 4. Isso irá lhe ajudar a cuidar melhor.
  • Tenha paciência! Hoje queremos que os produtos e técnicas funcione logo, mas devo avisa-la que demora um pouco, o cabelo estranha tudo, parece que nada dá certo, mas não se preocupe os resultados aparecem, o tempo varia de criança para criança, algumas mães relatam mudanças nos primeiros 15 dias, outras depois de alguns meses. O importante mesmo é saber que você está fazendo o correto e dando o melhor possível ao seu baby.
  • No/Low poo ! Deus abençoe Lorraine, ela criou esses métodos inovadores e mais naturais, e hoje é comprovado, ajuda de verdade a deixar o cabelo cacheado de qualquer idade mais saudáveis, bonitos e hidratados.
  • Detox capilar! Se aderir as técnicas No/low poo lave o cabelo da sua cacheadinha(o) com shampoo com sulfato 2x pela última vez, e também todos os acessórios de cabelo: fronhas, elásticos, xuxinhas, prendedores, escovas, tiaras, pentes e etc.
  • Guarde um shampoo com sulfato! você precisará dele eventualmente. Temos mais shampoo com sulfato hoje no mercado, do que Shampoo sem Sulfato vou citar alguns: J&J Cacheados e Gotas de brilho, Huggies turma da Mônica todos, Baruel Turma da Xuxinha todos , Bebê Natureza todos, Boticário Baby Boti, lembrando que existem muitos outros, para saber o que acontece quando se usa shampoo COM Sulfato clique aqui . Para saber quais Não tem sulfato aqui.
  • Não compre nada caro! compre produtos que sejam mais natural, lembre –se que estará testando um novo método, caso não goste, não ficará chateada com o valor que gastou em produtos.
  • Brincadeiras! Nessa Idade é muito difícil para criança entender e ficar quieta durante algum tratamento, então distraia a criança no banho com brinquedos, musicas e brincadeiras e durante o tempo de hidratação ou fitagem com desenhos ou filminhos. Não force, não bata. não brigue e não puxe os fios provocando dor, a criança tem que gostar de se cuidar de forma natural.

blo

Talvez encontre dificuldade em fazer cronograma aos 3 anos, mas crie uma rotina de cuidados que seja fácil, para você e que a criança se adapte melhor

Passo a Passo:
  • Escolha a técnica No ou Low poo.
  • A partir de 3 anos o bebê se torna criança e já pode usar produtos Kids, isso é importante, pois o pH é diferente, por isso que muitas mães quando continuam usando produtos de bebê sentem que resseca, produtos baby tem pH 7( para não irritar os olhinhos), e o Kids fica em torno de 5,5 a 6,5; Minha filha tem 6 anos e eu ainda uso os de bebê, mas nem todas as crianças se dão bem. Por isso teste pra ver qual se adapta melhor nos seu(a) filho(a).
Alguns exemplos de Shampoo Kids sem sulfato:

shampookidsvanianda

  • Outros shampoos sem sulfato nesse link.
  • Escolha um Condicionador, Mascara de hidratação, Creme de Pentear e Óleos ou manteigas 100% vegetais e finalizadores .
  • Lave o cabelo com o shampoo com sulfato que reservou, será a ultima lavagem que fará com ele, ele funcionará como um anti resíduo, você irá lavar da raiz as pontas, tirando todos os derivados de petróleo e silicones insolúveis que encapavam os fios, o cabelo vai ficar bem seco depois disso, mas conforme for tratando ele vai se recuperar e ficará bem mais hidratado do que antes.
  • Esqueça tudo que você aprendeu sobre lavar cabelos cacheados, existe técnica para lavar sem agredir os fios cacheados, aprenda a lavar corretamente, eu fiz 2 videos ensinando: um vídeo mais antigo, e um mais novo.
  • Use Shampoo sem Sulfato (se escolheu Low poo) 1 vez por semana. Poucas crianças tem cabelos oleosos, para que seja usado shampoo constantemente. A intenção é dar tempo ao cabelo de se “auto hidratar”, no inicio parece estranho, porém quando vir a mudança, ficará bem satisfeita. Eu hoje consigo usar shampoo sem sulfato de 15 em 15 dias na minha filha. Se durante a semana perceber que está suado ou com odor, pode ser lavado somente com água(Water only) ou faça Co-wash.
  • A partir de 3 anos use uma Mascara de Hidratação 1x por semana, clicando aqui você encontra várias maneiras de hidratar. O tempo de uma hidratação no cabelo da criança é de no máximo 30 minutos. Tem crianças que deixam colocar touca, tem crianças que não, não force e respeite.

  • Está gostando das dicas? Quer saber mais sobre produtos e formas de tratar os cabelos dos pequenos? Toda semana libero conteúdo novo e grátis, no nosso canal é só clicar aqui e se inscrever, você ficará por dentro de todas as novidades

  • Faça também uma Nutrição pode ser a cada 15 dias com Óleos 100% vegetal, porém mesmo naturais, não são todos os óleos que podem ser passado em crianças, é necessário fazer o teste de mecha (para certificar- se de que não haverá irritação ou alergias). Os que eu mais gosto são de Coco, Amêndoas, Oliva e Argan.
  • Capriche na alimentação, uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes e bastante água é a melhor hidratação para o cabelo, a hidratação que vem de dentro pra fora ainda é a mais potente. Para ver quais alimentos fortalecem o cabelo clique aqui
  • Não molhe(encharcar de água) a cabeça da criança toda vez que for pentear, use borrifador/spray(ensino um caseiro aqui), quando for necessário.
  • Use pentes e escovas de dentes largos , algumas prometem desembaraçar sem dor estas aqui ou você pode usar os próprios dedos, para que a criança não sinta dor.
  • Nunca penteie os cachinhos secos, isso quebra os fios e tira a definição dos cachos, penteie ele úmido ou molhado delicadamente, começando das pontas para raiz e se possível segure no meio das mechas pra que a criança não sinta dor.
  • Para reduzir o frizz, use uma fronha de cetim(compre ou peça a costureira para fazer). O cetim ajuda também a não amassar, não embola os cachos e não tira a hidratação. Lembrando que cetim é um material sintético, se seu filho ou filha for alérgicos será necessário trocar de fronha todos os dias, use as de cetim dia sim, dia não.

Agora que já sabe o que fazer, é só colocar em pratica, me conta tudo aqui nos comentários vou adorar saber, para mais dicas me acompanhe também no meu canal, beijocas

Onde me encontrar:

👥 Facebook

📷 Instagram

📹 Youtube

👻Snapchat/🐦Twitter vaniandacacheadinhos


Obs: Este blog é feito com muito carinho e trabalho, se precisar de algum trecho ou foto mencione o nome do blog. As Imagens aqui colocadas são de arquivo pessoal ou da internet caso haja direitos autorais, por favor me procure. A Anvisa pede aos pais e/ ou responsáveis que façam um teste de mecha antes de utilizarem quaisquer produto ou técnica, é proteção para você e seu bebê. Crianças peçam ajuda aos pais e/ou responsáveis. As empresas mudam constantemente os ingredientes do seus produtos, portanto antes de comprar verifiquem a composição.Obrigada por estar aqui e leiam os nossos outros posts.

79 comments on “Cuidado com cabelo cacheado de crianças de 3 aos 8 anos

  1. Boa noite!

    A minha filha tem 3 anos, mas tem alergia a alguns produtos no qual tem muita coceira na cabeça e no corpo, porém ela tem cabelos bem volumoso e cacheado, qual é o melhor shampoo, condicionador e cremes para ela nesse caso?

  2. Olá, minha filha tem o cabelo beeeeeem liso na raiz e cacheado apenas nas pontas. É lindooooooooo e ela nunca cortou, tem 4 anos. Agora resolveu que quer cortar, mas ela AMA os cachinhos. Será que ao cortar os cachinhos vão se perder?

  3. Bom dia, tenho muito dificuldade em encontrar linhas kids p o cabelo cacheado de minha filha de 4 anos! Em uma loja de cosméticos indicaram uma linha profissional da All Nature q é a Desperta Cachos, livre de petrolatos, silicones, óleo mineral, parabenos, sulfato, sal. Mas ñ é uma linha kids!! Vc já ouviu falar dessa linha? Será q tem algum problema usar nela?

  4. Oi realachei Cabelo da minha filha.ja tem 6 meses.a raiz ta comecando embolar.o q faco,n quero relaxar mais.

  5. ola boa tarde ! minha filha tinha o cabelo abundante ate aos 6 anos com o passar do tempo o cabelo foi rariando nas pontas e acaiu muito hoje ela tem a metade do cabelo,caiu muito e e super ressecado pontas ralas sem volume e esta enrolado na raiz e as pontas esticadas . ja nao sei mais o que fazer . me ajudem

    • Olá,
      É necessário verificar alguns itens e passar por exames quando o assunto é Queda em cabelo infantil, nesse caso oriento que procure o médico.
      Na questão da mudança pode ser fatores hereditários ou hormonais um dermatologista lhe passará uma avaliação 😘

      Me segue 💟 https://goo.gl/ooCD1M

  6. Tenho uma cacheada , ja todo os shampoos , na dar certo , indique um bom

    • Olá 🙋
      Shampoo não trata, não hidrata, não resolve ressecamento.
      Nem shampoo, nem nenhum produto no mundo faz milagre.
      Considere fazer No e Low poo, cronograma semanal certinho que obterá resultados satisfatórios 😘

      • DANIELA JESUS DO NASCIMENTO

        15 janeiro, 2018 at 8:43 Responder

        Olá Vania. Eu tenho uma cacheadinha.eu não sei qual tipo de cabelo dela. Está sempre dentro bagunçado.. . Sem cachos formados..so fica bonito se eu fizer dedinho com o creme. Por favor me.ajuda. comi saber o cabelo.. já assistir vários vídeos e não sei. E atualmente estou usando o creme da amavia. Acho que está piorando.ela vai voltar as aulas e quero ajuda por favor

  7. Olá, tenho uma menina de 4 anos, o cabelo dela é do tipo 2 ( foi aqui que descobri que existe vários tipos de cabelos, até então nem imaginava), estava usando nela desde 2 anos e meio o shampoo, condicionador, mascara e finalizador da Bioextratus kids para cabelos cacheados, porém não estava mais achando e vi no seu blog que este produtos tem alguns componentes não indicados.
    Fui na perfumaria e comecei a caçada de produtos que hidrata-se a pontinhas pq o cabelinho dela é fino comecei a ler os rótulos e pá, me deparei com o shampoo e condicionador da Salon Line estou de cachinho e vi o tipo de cabelo dela no rotulo, achei o máximo acho que agora estou comprando o produto certo.
    Realmente o shampoo qdo passa ele não embaraça ainda mais o cabelo pelo contrário. Estou usando a 2 semanas, porém lavo o cabelo dela só no final de semana eu trabalho e minha mãe não acerta lavar o cabelo dela.
    Minha duvida é estou usando os produtos corretos? Devo comprar a mascara e o finalizador da mesma linha? Como devo hidratar ainda mais as pontinhas para estes cachinhos cair.

  8. Amei
    Obrigada pelas dicas!!!

  9. Olá, nunca me preocupei com cabelo, até pq o meu é liso e nunca me deu trabalho, mas há 3 anos eu ganhei uma cacheada, qd ela era bebê quase não tinha cabelo, agora tá com cachimbos ressecados, detesta pentear e eu não sei cuidar nem um pouco, hidratação, nutrição e umectacao, são palavrões para mim rs. Espero que lendo seus post eu melhore a situação dos cachos. Bjks

  10. Bom dia Vania! Ja testei todos os tipos de cremes possíveis
    no cabelo da minha filha,ela tem 3 anos o cabelo é cacheado mais é bem fino,no inicio fica bom depois começa a ressecar não sei mais o que usar,até a hidratação com óleo de coco não está ficando bom,Me da uma dica.

  11. Oi Vanianda,

    Tenho uma duvida, minha filha de 5 anos faz natação 02 vezes na semana, e faço umidificação com óleo antes da natação, deixo no cabelo dela e após a natação lavo com shampoo e passo o condicionador, e no sábado lavo com shampoo novamente e hidrato.
    Você diz que tem que lavar uma vez na semana com shampoo e fazer co wash, então qual o correto de fazer no caso, dela que faz natação 02 vezes na semana, pois mesmo com touca acaba molhando o cabelo na piscina, que por sinal tem cloro.

    No aguardo, agradeço.

    Marilene.

  12. Não sei qual kit usa na minha filha Porq o cabelo dela ne e cacheados e ne liso e ondulado qual vc mim indica

  13. Olá, adorei suas dicas! Obrigada por compartilhar!
    Tenho uma cacheadinha de 4 anos.
    Até os dois anos o cabelo era liso e depois mudou para cachos completamente ressecados, cheio de frizz, o cabelo todo quebrado, não dava para usar solto de jeito nenhum.
    Fiquei desanimada com a linha infantil, Johnson, turma da monica, granado, natura, achava que só piorava, até que resolvi usar o palmolive kids e gostei por um tempo.
    Agora, novamente no desespero por um shampoo e condicionador bacana, encontrei suas dicas e fiquei animada. Sempre usei muito shampoo e tenho hábito de lavar todos os dias. Vou aplicar as técnicas para ver o resultado.
    Aproveito para te falar que comecei a usar um creme de pentear para cachos, porém de adulto, mas é da linha Vitaderm, para pessoas hipoalergênica, eu sempre usei os produtos da linha em mim e resolvi experimentar nela e tenho tido ótimos resultados.
    Você acha que devo descontinuar este produto? Obrigada. Beijos!

  14. Oii amei a publicação! Meu nome é Fernanda tenho 16 anos, meu cabelo é cacheado e os fios são muito finos, meu cabelo parece de criança. Mais por conta da chapinha meu cabelo nas pontas está liso e seco ( na raiz também). Preciso de dicas para shampoo, condicionador, creme de pentear e hidratação, meu cabelo é muito fraco. Eu poderia usar esses produtos?
    Muito obrigada um beijão =)

  15. Vanianda, boa tarde!

    Qual o melhor pente ou escova para pentear cabelos de criança de 3 anos tipo 3?

  16. Boa tarde Vânia tenho uma bebê de dois anos e como está muito frio uso o secador no cabelo dela pode?

  17. Olá Vânia,queria que vc me ajuda se com o cabelo de minha filha ,ela tem 10 anos e o cabelo super quebrado e muito volumoso na raiz..Será que eu posso fazer reconstrução no cabelo dela ou o que vc me indicaria para eu fazer no cabelo dela ..Obg,um abraço querida….

    • Olá, para fazer Reconstrução é necessário que o cabelo precise tipo quando faz química ou em transição, caso contrário o efeito é rebote. Talvez a raiz dela seja alta devido o tipo de cachos, geralmente os cachos 3B, 3C ou tipo 4 A, B ou C tem volume na raiz. Se for o caso continue o cronograma certinho e use os acessórios bonitos e volumosos para deixá-la ainda mais charmosa 😘

  18. Olá, tenho uma chachiandinha aqui em casa e q ama seus cachinhos. Mas ela tem mais de um tipo de cabelo, em cima é um pouco ondulado quase querendo ser liso no meio tem um pouco de cacho e o último é bastante cacheado querendo ser crespo. Vendo usando pantene pois foi o único q os 3 tipos de cabelo deu certo. Mas tenho muita dificuldade de achar um creme de pentear, pois deixa ressecado a parte de cima e acabada caindo um pouco os cabelos. Uso a hidratação da mesma linha do shampoo. Queria uma dica pra os cachos ficarem mais cacheado

    • Olá, infelizmente produtos adultos têm o pH diferente do infantil, isso altera o resultado, ainda que eu indique o melhor creme infantil ele seria incompatível com o pH adulto que está nos outros produtos que vc usa. Infelizmente não tenho como recomendar creme adulto para crianças, pois nem as proprias marcas recomendam 😘

  19. boa noite vanianda to com um grande problema com o cabelo da minha filha ela tem 6 anos e muito friz ta caindo um pouco uso o shampoo Acquaflora mas o cabelo no começo se deu bem mas agora esta muito quebrado qual voce mim indicaria ?

  20. a mascacara kids da salon line pode para criança de 3 anos cabelo tipo 3b… so encontrei essa aqui na minha cidade

  21. Oi! Amei suas dicas.
    Quero colocar em prática na minha princesa. Achei o shampoo e o condicionador da embelleze meus cachinhos. Na caixa diz que é liberado. Vc conhece essa linha?
    Da para fazer co wash com o condicionador?
    Eu vi tb o creme de hidratação.

  22. boa tarde tenho uma bebe de 4 anos o cabelo dela e cacheado e eu uso o pamoliva kids e uso o creme de pentear da salon mais ele fica muito seco quando enchuga eu gostaria de saber se vc tem alguma dica pra mim dar pois ela gosta miuto de usar os cabelo solto e eu queria que ele ficasse molhadinho espero a resposta.

    • Olá,
      A linha Palmolive Kids não faz parte das tecnicas.
      Troque os produtos por linhas infantis liberadas e
      faça um cronograma, que com o tempo o cabelo vai
      ficando mais saudavél. beijos

  23. Bom dia Vânia gostaria de saber quais condicionadores eu posso estar deixando no cabelo da minha filha que tem 4 anos comecei recentemente a fazer low poo.

  24. Oi…minha filha tem cacho tipo 3b, ele esta muito ressecado, no momento estou usando produtos de adulto. Ela está com 4 anos , moro em Vitória , es..aqui é dificil de achar produtos.
    Bjs

  25. Oi minha filha tem 5 anos e ela tá com queda de cabelo e com sinais de falha , gostaria de uma dica para tratar isso . O cabelo dela é cacheado

  26. Olá td bem.!
    Gostaria que vc me orientasse qual a marcas de shampoo e condicionador devo usar no dia dia cabelo cacheados a minha filha tem 8 anos e os cachos dela e bem solto
    Se tiver uma linha que posso seguir
    Muito obrigada.

  27. E a primeira vez que vejo o seu site e gostei muito tenho uma dúvida tenho uma filha de 3 anos e 9 meses o cabelo dela antes dos três anos era mole e cachiadinho ao completar 3 anos começou a cair no fundo é mudou a textura ficou crespa já encima continua da mesma forma mole e cachiadinho penso em cortar no fundo pra ver se melhora no momento ela usa a linha granado gostaria que me indicasse um creme que possa definir os cachos por inteiro.

    • Olá,
      O cabelo das crianças mudam muito até a puberdade,
      depois o cabelo fica parecido com os da família,
      o dos avós ou dos pais.Tente usar os produtos infantis
      liberados, e comece o cronograma, com o tempo e os cuidados
      o cabelo vai melhorando cada vez mais. beijos

  28. Boa noite!
    Tenho uma filha de 5 anos que tem cabelos cacheados, e há dois meses atrás devido à minha falta de paciência com os cabelos dela, peguei uma tesoura e cortei. Acontece que a fibra do cabelo dela nunca mais foi a mesma! O cabelo é bem cacheado na parte da nuca, cachos lindos, e na capa ficou uma farofa que nem é cacheada e nem lisa. Não sei mais o que fazer pra que o cabelo dela tenha os cachos que tinham a 4 meses atrás! Penso que nunca mais ele vai cachear… Pode um corte mudar tanto assim a fibra de um cabelo?? Preciso de ajudas, e todas elas serão bem vindas. Obrigada!

    • Olá Lidy, pelo seu comentário não foi o fato de ter cortado que o transformou e sim ela está passando por uma transição natural. Durante ele o cabelo fica sem definição e extremamente ressecado. O que pode ser feito para amenizar é fazer uma das técnicas No ou Low poo, e seguir um cronograma de cuidados durante a semana, o resto é deixar a natureza agir 😘

  29. Oi , queria saber se posso usar o kanechon kids de massagem como creme sem enxágüe em uma criança de 3 anos???

  30. Comecei a ver seus vídeos pra aprender mais sobre como cuida de cabelos cachedos .
    Parabéns

  31. Whats Going down i’m new to this, I stumbled upon this I’ve found It positively useful and it has helped me out loads. I hope to give a contribution & assist other users like its aided me. Great job.

  32. Olá Vânia.Tenho uma cacheadinha e à pouco tempo que comecei a cuidar da maneira correta.Foi depois na verdade de vê seus vídeos por acaso,estava fazendo td errado.Comecei trocando os produtos de adulto por infantil e pela umectação com óleo de cocô. Gostaria de saber se é possível tirar a umectação e fazer hidratação em seguida.Obg pelas dicas e aguardo anciosa pela resposta,pois nunca mais qro fazer mais nada de errado no cabelinho dela.Muito obrigado mesmo por todas as dicas,bjs pra vc e sua princesa!

    • Oi Sandra,
      Obrigada pelo carinho, amor.
      Pode sim hidratar depois da umectação,
      sem problemas.
      Parabéns pela dedicação com sua cacheadinha, está indo muito bem
      beijos para vocês também

  33. Olá, tenho uma menina de 4 anos e 6 meses com cabelos crespos. A alguns meses comprei um kit com nome Pop Teen, esse produto no início parecia que tava tratando o cabelo dela, melhorou para pentear, só que depois o cabelo começou a ressecar e a ficar como se eu tivesse alisado, a raiz cacheada e o resto espichado, tô arrasada, as pessoas ficam me perguntando se eu avisei , não consigo cachear as pontas e é um embaraço só , tenho vontade de cortar toda parte esticada, mas vai ficar muito curto e como ela tem muiiiito cabelo não sei como vai ficar, por favor me ajude, devo cortar assim mesmo? Muitos beijos e obrigada por tantas dicas maravilhosas.

    • Oi Cristina, Sei bem o que é isso, não se deixe abater.
      Pelo seu depoimento, me parece que o cabelo da sua
      filha está passando por uma transição natural.
      Transição é quando o cabelo muda do liso para o cacheado ou vice e versa.
      Isso é normal, e a culpa não é sua, a culpa não é dela, a culpa não é de
      ninguém, não existe culpa. Não se sinta triste, nem culpada.
      Se vc está aqui, já demonstra o quanto vc é guerreira e corre atras pela
      sua cacheadinha. Então vamos cuidar do cabelo dela primeiro, depois vc pensa em cortar tá?
      Procure usar produtos para idade dela(não use nada de adulto).
      Monte sua rotina de cuidados coloque Hidratação, Nutrição, Co wash e fitagem uma vez por semana.
      Aqui é muito pequeno para explicar tudo, vou deixar um link que tem tudo explicadinho.
      Siga o passo a passo do link, lá vc vai poder escolher os produtos também.
      https://vaniandacacheadinhos.com/como-cuidar-do-cabelo-de-crianca-ressecado/
      Dica de Shampoo: Dove baby, Snoopy, J&J hidratação intensa e Cheirinho prolongado.
      Condicionador: Dove Baby, Kanechom Kids, Huggies Turma da Mônica.
      Mascara Kanechom Kids. Creme: Kanechom Kids e Tô de Cachinhos Salon line Kids.
      Esses são alguns, se não achar estes tente os outros. Lembrando que no Canal lá Youtube
      ensino como lavar, Hidratar, Co wash e Fitagem. Qualquer duvida me procure aqui no canal ou no Facebook. beijos

  34. sorry, I did not understand your question

Deixe uma resposta