Crescimento do cabelo da Criança ou Bebê em cada fase

Trigêmeos recém nascidos, um com penugem, outro cabeludinho, e o outro com falhas no cabelo(queda). A cor, textura e tipo demonstra diferenças de um para outro.

O crescimento no cabelo da criança ou bebê em cada fase é mesmo intrigante, alguns nascem carequinhas e vão ganhando uma cabeleira enorme, outros nascem bem cabeludos e perdem os fios ao longo do primeiro ano

, e há ainda outros com dificuldade no crescimento dos fios durante anos… o que determina o fator crescimento capilar? por que cai? quando o cabelo começa a crescer? existe alguma técnica ou receita que faz o cabelo da criança ou do bebê crescer? Aqui vou explicar sobre cada fase/idade e no final dar dicas saudáveis para o crescimento, Vamos aprender?

Antes de tudo devo saber que…

Gestação: Para falarmos de crescimento capilar, precisamos primeiro entender o que acontece na gestação quando ainda estão sendo formados. O feto recebe o DNA dos pais, 50% de cada um, formando 100%. Sendo que dos 50% do pai e dos 50% da mãe, foram doados 25% de cada um de seus pais, ou seja, 25% de cada um dos avós do feto e assim por diante. Por isso é bem normal vermos crianças com tipos variados de fios, texturas e cores numa mesma cabecinha, não é mesmo? Mas o que isso tem a ver com o crescimento? O DNA é responsável pelo tipo e crescimento dos cabelos, sabendo disso, mesmo que o cabelo da sua criança seja parecido com o seu ou o do pai, ele pode ter o crescimento igual o do avô ou da bisavó. Vou dar um exemplo bem comum: Uma mãe com longos fios lisos e um pai com o cabelo cacheado ou crespo volumoso, a criança nasce com os fios lisos, estes fios caem e começam a nascer novos fios cacheados ou crespos, só que sem volume e sem crescimento acelerado como é o dos pais, não se admire se perceber que a criança “puxou” o cabelo da avó ou do avô que é fininho e não sai do ombro.

Tipos de fios: existe tipos de fios, os cacheados, crespos e ondulados por terem a forma em espiral ou zigue- zague, sofrem com o fator encolhimento que varia de 40% a 70% do tamanho, parece que não crescem, mas é só esticar para ver seu tamanho real.

Auto estima e ansiedade: a auto estima da criança ainda está sendo gerada, então não diga frases do tipo: “Queria um cabelo grande” ou “Fulana tem sua idade e o cabelo dela é grande” “Seu cabelo não cresce porque puxou o de ciclano” “Vou fazer de tudo para o seu cabelo ficar igual da Rapunzel” isso mexe com o emocional da criança, que nada entende. Falar esses tipos de frases não vão fazer o cabelo crescer, e podem gerar ansiedade e por conta da ansiedade(leia hormônios alterados) os cabelos caírem.

Prioridades o Cérebro do bebê ou da criança trabalha em prol da defesa e sobrevivência do organismo, ele vai procurar nutrir e fortalecer o corpo e os órgãos vitais da criança, os fios serão uma das ultimas coisas da qual o cérebro se preocupará, por isso o fator amamentação e alimentação da mãe e do bebê/criança ajudam o cabelo crescer mais forte e saudável.


Crescimento do cabelo do bebê de 0 a 1 ano

Nessa fase as mães, querem que o cabelo se desenvolva o mais rápido possível, para comemorar o primeiro aniversario já ostentando um belo ornamento(laço ou coroa) preso aos fios, e nessa hora o meu conselho é: Vá com calma! Cuidado com receitas e simpatias(sim! vc leu certo) mirabolantes da internet. Existem receitas que dá para fazer e ajuda no crescimento dos fios, e existem receitas que mesmo parecendo ser “naturais” põe em risco a saúde, não só dos fios, mas do organismo da criança; Mas, Vânia eu queria tanto que nas fotos do aniversário de 1 ano, ela estivesse cheia de cabelo igual a filha de fulana, não sei das quantas… Amor, se tem alguém no mundo que queria que a filha tivesse muito cabelo no primeiro aninho, esse alguém fui eu… fiz o que pude fazer, a natureza se encarregou da parte dela, e uma linda tiara compensou a falta de cabelo, rsrsrs.

Por que o cabelo cai?

Do 2° ao 6° mês o cabelo ou penugem como é chamado, podem cair, isso acontece pelo ciclo capilar que tem três fases: Crescimento, Repouso e Queda. Nos recém nascidos os folículos capilares(na raiz) entram no período de repouso, a queda vem gradualmente e acontece devido a alta concentração dos hormônios sexuais que o feto recebe da mãe. Após o parto esse nível cai drasticamente, então os cabelos do bebê e da mãe caem juntos também.

Meu bebê é careca quando vai nascer os fios?

A maioria dos bebês nascem carecas ou com uma penugem aos poucos os fios vão sendo substituído por um novo cabelo, que já começa a dar pistas de como serão; Após essa queda eles já começam a nascer (cerca do 7º mês).

Meu bebê nasceu cabeludo, mas caiu, ou não cresce o que faço?

Por volta do 2º mês os fios começam a cair. Cai os fios de trás, das entradas e/ou dos lados, algumas crianças ficam com um estilo “moicano” isso é proveniente das mudanças hormonais/genéticas. Abaixo saberemos mais o que acontece com a grande maioria dos bebês e o que fazer.


Crescimento do cabelo da Criança ou bebê dos 2 aos 4 anos

Nessa fase o cabelo já mostra como ficará nos próximos anos: se liso, cacheado, crespos ou ondulados. Pode haver uma mistura de tipos também, o que é normal nas relações familiares entre vários povos. Dos 2 aos 4 anos já temos um cabelo na altura das orelhas. Geralmente são cabelos bem finos nas pontas, vez ou outra o cabelo fica muito ressecado. É normal embolar e na lavagem perceber ainda uma queda de “tufinhos” de cabelos finos.


Crescimento do cabelo da Criança dos 5 aos 8 anos

Aos 5 ou 6 anos o cabelo já está com o tipo bem definido(cacheado, crespo, liso…). Nessa fase dos 5 aos 8 anos a maioria está com os cabelos na altura dos ombros ou um pouco abaixo deles. Algumas mães, principalmente as que tem filhas com cachos ou crespas, reclamam que não vêem o crescimento, isso pode acontecer devido o fator encolhimento do formato encaracolado ou espiralados dos fios, que chegam a encolher entre 50% a 70% nos fios crespos, se esticar as mães conseguem ver o tamanho real do fios.


Crescimento do cabelo da Criança dos 9 aos 12 anos

Nessa fase, na maioria das crianças, se o cabelo foi bem cuidado, “alimentado” e respeitando o tipo de cada cabelo, é possível que eles já estarão entre os ombros, até cintura ou abaixo dela. Lembrando que nos tipos crespos ao esticar um mecha dá para ver o tamanho real, como vocês podem ver na imagem abaixo da Natural hair:


Dicas para o Crescimento do cabelo da Criança ou bebê

14 comments on “Crescimento do cabelo da Criança ou Bebê em cada fase

  1. Olá Vânia! Minha filha de 4 anos está com a cabelo bem curtinho ainda , e o médico disse que é normal…. Tem alguma receita já pra ajudar a crescer mais rápido? Nem rabo de cavalo da pra fazer nela ☹️

  2. Oi Vania! Pra fazer o detox usa o shampoo ou condicionador dove baby da tampa branca?

  3. Minha filha tem cinco anos e o cabelinho dela na cresce, parece um menino, sera q é algum problema?
    Na idade q ela está as pessoas já perguntam, sempre fazem algum comentário, eu fico morrendo de peninha dela, mas não sei o que posso fazer 😥

    • Olá, verifique se é genético, se alguém da família também tem o crescimento mais lento.
      Caso não haja, procure um médico dermatologista da sua confiança, ele passará alguns exames para verificar se falta alguma vitamina 😘

    • Olá, já seguiu as dicas que dei na série de vídeos sobre crescimento lá do canal? Se não faça e me conte depois 😘

  4. Maria do carmo de assis

    13 novembro, 2017 at 21:06 Responder

    Minha bebe tem 1ano 3mes o cabelo dela caio e esta demorando crescer o que fazer.

  5. O que passar no cabelo minha filha p crescer?

  6. Show.
    Como sempre super dicas.
    No detox o cabelo deve estar sujo ou limpo?

Deixe uma resposta