Como fazer Hidratação no cabelo da Criança ou Bebê

A hidratação é a primeira etapa do cronograma capilar infantil, e é fundamental no cuidado com os cabelos que estão ressecados, sejam eles cacheados, crespos, lisos ou ondulados.

Para que serve a Hidratação e quantas vezes posso fazer?

A hidratação serve para repor necessidades básicas do cabelo. Repõe a água e a umidade dos fios, deixando o cabelo maleável, suave e macio ao toque. A Hidratação pode ser feita de 2 a 3 vezes na semana, para sobrecarregar os fios, e todas as máscara tem primeiramente o poder de hidratar mesmo que sua finalidade seja Nutrir ou Reconstruir, pois a base é a mesma, a de hidratar.

O que devo saber antes de fazer uma Hidratação?

Acho essencial conversar com a criança, respeitar seus limites, brincar sabe? não impor, trazendo para o lúdico tudo fica melhor, alguns cuidados tem que ser tomado antes de fazer uma hidratação em crianças e bebês:

  • Coloque nas misturas, ingredientes naturais, que o pediatra já liberou o consumo e a criança ou bebê já come, por exemplos: as frutinhas que cito abaixo.
  • Sob hipótese alguma, use nos fios um ingrediente que já sabe ou desconfia que seu filho(a) tem alergia, para não causar um alergia por contato.
  • Se tem duvida de algum ingrediente, faça um teste de contato antes: passe um pouco da mistura numa parte da nuca (ou antebraço) aguarde por no minimo 4 horas sem lavar, se não apresentou nenhum tipo de irritação, vermelhidão, coceira, tudo indica que sua criança não terá alergia de contato a mistura.
  • Leve em consideração a idade da criança, quanto menor, mais rápido e pratico tem que ser.
  • Não coloque a hidratação na raiz, por mais natural que seja, a hidratação é para os fios e não para o couro cabeludo.
  • De nada vai adiantar a Hidratação, se você não sabe fazer, no final do post vou colocar um vídeo antigo da técnica correta para hidratar profundamente os fios.
  • Algumas mães querem “esquentar” a hidratação, usando sacos plásticos de mercado no lugar da touca(sinceramente acho desnecessário e arriscado para os pequenos), muito cuidado! Caso use, não deixe a criança(bebê) sozinho.

O que misturar na Hidratação?

Há muitas duvidas em relação ao que colocar na mistura para potencializar a Hidratação, sim, podemos colocar alguns ingredientes. Este ingredientes geralmente são encontrados em nossa cozinha, outros só em farmácias ou lojas/site de produtos naturais, e você pode acrescentar 2 ou 3 deles as sua mistura caseira na hora de hidratar:

Ingredientes caseiros (da nossa cozinha):

Mel puro, Açúcar, Cacau em pó ou Achocolatado, Amido de Milho(Maizena), Iogurte Natural, Café(se a criança já bebe), Água de coco, Água de Arroz, Aveia.

Frutas, Sumos e Extratos:

Banana, Mamão, Laranja, Maça, Abacate, Manga, Morango, Babosa(Aloe vera), Tomate, Limão, Beterraba e Cenoura.

Extratos glicólicos de Aloe vera, Jaborandi, Calêndula, Broto de bambu e outros.

Onde estou comprando os meus ingredientes.

Da Farmácia:

D pantenol(sem parabenos) ou Bepantol(com parabenos), Soro fisiologico, Glicerina.

Obs.:Podemos colocar um pouco dos óleos vegetais também veja aqui alguns.


Está gostando das dicas? Quer saber mais sobre produtos e formas de tratar os cabelos dos pequenos? Toda semana libero conteúdo novo e grátis, no nosso canal é só clicar aqui e se inscrever, você ficará por dentro de todas as novidades.


Minha filha(o) pode fazer hidratação? Qual máscara posso usar?

As mães tem essa duvida pois tem medo quando o filho(a) é um bebê, mas sim, os bebês e as crianças podem fazer hidratação. Claro que não será igual o de adulto, nem precisa ser. Aqui está a faixa etária e mais a baixo, como fazer para cada idade:

De 6 meses até os 3 anos

  • Infelizmente não existe máscara de hidratação para essa faixa de idade então use um condicionador baby liberado. Veja os todos condicionadores Baby aqui(vídeo) ou aqui(site).

De 3 anos até 8 anos

De 9 ate 12 anos

  • Use uma Máscara Kids ou Teen(de acordo a recomendação do fabricante), caso não encontre nenhuma máscara, substitua por um condicionador Kids liberado.

Veja aqui todas as Máscaras de Hidratação para Crianças(Kids e Teen) que são liberadas.


Como fazer?

Existe algumas diferenças em como hidratar o cabelo de adulto, de criança e de um bebê:

Crianças de 6 meses à 3 anos:

  • Passar somente nos fios(na área ressecada) sem encostar na raiz.
  • Usar uma fruta amassada ou ingredientes caseiros (abaixo vou deixa alguns tipos de hidratação assim).
  • Pode usar um Condicionador baby liberado.
  • Não precisa deixar na touca, nem demorar muito, de 3 a 5 minutos já faz efeito, rápido, né?
  • Se sua cacheadinha(o) não para quieto, faça no banho. Leve brinquedos, cante musica, enfim torne esse momento divertido. Tutorial de como fazer uma hidratação rápida para bebê aqui

Crianças de 3 aos 8 anos:

  • Pode usar máscara Infantil ou Kids.
  • Usar uma fruta amassada ou ingredientes caseiros (mais abaixo vou deixar alguns tipos de hidratação assim).
  • Passar somente nos fios, capriche nas áreas ressecadas, sem encostar na raiz.
  • Não precisa deixar na touca (é opcional), nem demorar muito, de 5 a 20 minutos já faz efeito.
  • Se sua cacheadinha(o) não para quieto, faça no banho. Leve brinquedos, cante musica, torne esse momento divertido.

Crianças de 9 aos 12 anos:

  • Pode usar máscara Kids ou Teen(ver no rótulo a indicação de idade).
  • Usar uma fruta amassada ou ingredientes caseiros (abaixo vou deixar alguns tipos de hidratação assim)
  • Passar somente nos fios, capriche nas áreas ressecadas, sem encostar na raiz.
  • Se não incomodar pode usar touca, o tempo recomendado é de 20 á 30 minutos.
  • É legal nessa fase explicar a criança para que serve cada ingrediente da hidratação.

Tutoriais de Hidratações caseiras para crianças e bebês

Abaixo alguns exemplos práticos de como fazer hidratação e o que colocar nas misturinhas, é só clicar em cada um deles, para ver como faço e o resultado de cada:

Bem meninas, espero que gostem das dicas e não esqueçam de me contar, quando fizerem alguma hidratação das que indiquei aqui, vou adorar saber! Abaixo o vídeo antigo da técnica correta para hidratar profundamente os fios, beijos!

12 comments on “Como fazer Hidratação no cabelo da Criança ou Bebê

  1. Oiii! Boa noite.
    O cabelo da minha bebe ta começando a crescer agora, faz uns cachinhos LINDOS no topo da cabeça mas na parte de trás esta super ressecado por causa do contato quando deita. Pelo seu post não é indicado a hidratação uma vez que o cabelo é curtinho e nao devemos fazer a hidratação no couro cabeludo. O que faço nesse casooo?? Chega embaraçar tudo e fica com aquele aspecto feio tadinha.

    • Olá, vc pode fazer hidratação com condicionadores baby liberados para No poo e frutas amassadinhas e misturadas deixa 5 mim e enxagua, tem um passo a passo com outra receita para bebê lá no canal 😘

  2. Oiee! Minha filha tem 2 anos e o cabelo bem cacheadinho. Gostaria de inciar as técnicas mas tenho muitas dúvidas. Para a hidratação posso usar o condicionador Saloon Line Baby? O cabelinho dela está muito ressecado, o que você me indica combinar com o condicionador para fazer a hidratação?

    • Olá, o condicionador baby tô de cachinhos é liberado. Você pode batizar com frutas, D pantenol e todos os estes que informei no post sobre a etapa da Hidratação. Também tem tutorial de como fazer hidratação pra bebê lá no canal 😘

    • Olá, o condicionador to de cachinho baby é liberado, você pode misturar frutas à hidratação, lá no canal ensino passo a passo de várias receitas 😘

  3. Minha filha tem 4 anos posso usar babosa na hidratação com condicionador?

  4. Oi boa tarde tudo bem?
    Eu gostaria de saber o que devo usar no cabelo da minha pequena para realçar a cor ,pois tem cabelo loiro escuro e gostaria de clarear mais,quando lava ele faz cachos se pentear fica liso com cachinhos nas pontas, mais esta muito seco e quebrado, já fiz uso do mel mais não tive um resultado muito bom não, Vânia mim ajuda aí por favor bjs Boa tarde!

  5. Olá! Minha cacheadinha tem 3 anos. Pode usar máscara vegana da Lacan?

    • Olá 🙋
      Desconheço a marca e composição do produto, se for para adulto, não indico, pois produtos adultos não são recomendados para crianças menores de 12 anos pela ANVISA por vários fatores 😘

Deixe uma resposta