Como cuidar do cabelo de Criança que está ressecado

Olá minhas lindas,

Por onde começar? quais produtos comprar? será que minha filha(a) pode fazer? Hoje vim responder essas e outras perguntas pra vocês.

Vânia, quero que o cabelo da minha filha deixe de ficar ressecado, o que faço?

Primeiro é preciso entender o porquê que o cabelo resseca, e ele resseca por alguns motivos, como:

  • Produtos errados ou inadequados para idade da criança.( produtos adultos, produtos para cabelo claro ou liso)
  • Uso excessivo de produtos( usa o mesmo produto desde bebê, ou usa demais, lava demais)
  • Produtos com muitos derivados de petróleo, silicones insolúveis e óleos minerais.
  • Falta de Hidratação externa( nunca fez um mascara capilar para repor água do cabelo)
  • Falta de Hidratação interna(bebe pouca água, suco naturais)
  • Fatores externos( pente ou penteia errado, puxa demais o cabelo com as mãos ou presilhas, água do chuveiro com muito cloro)
  • Fatores Climáticos( mora num lugar com muito sol ou chuva, poeira, poluição)
  • Mudanças na alimentação ou falta de nutrientes na alimentação( não mama mais, come pouco, só quer comer lanches industrializados, só quer comer um tipo de alimento, se nega a comer verduras e legumes).

Alguns dos motivos acima só vão melhorar com a mudança de cuidados, começaremos com o No e Low poo. Com eles a gente resolve pelo menos metade desses problemas acima, eles são métodos que buscam produtos e técnicas, mais naturais e que servem para todos os tipos de cabelos e idade. eu explico os dois metodos aqui.

É a primeira vez que ouço/vejo falar de No e Low poo, por onde começar?

Você já deve ter pesquisado sobre o assunto e com certeza está perdidinha! Saiba que você não é a unica, nem a primeira, eu fiquei, e todas ficam. São muitas informações novas que você nunca nem ouviu falar, e que vai contra a princípios que você aprendeu sobre cabelo. Quando a gente ler sobre No e Low poo a primeira coisa que pensamos e fazemos é: vou jogar tudo fora e comprar tudo novo, certo?

Teoricamente está, mas na pratica isso não dá certo, então siga essas primeiras dicas:

  • Não se desespere! a técnica requer pratica, e muitos macetes você aprenderá, no dia a dia mesmo.
  • Não jogue nada fora. (doe a ONGs e creches, moradores de rua, amigos, ou limpe a casa com alguns)
  • Não saia comprando todos os produtos que viu. Você ainda não tem a pratica de ler rótulos, muitos vendedores “especializados” indicam produtos com petrolatos, você pode comprar e não gostar ou ter “surpresas” ao ler o rotulo, e o resultado disso é frustração, espere ter certeza para comprar.
Antes de começar:

Para começar você vai precisa saber alguns itens:

  1. Tipo de cachos – sim os cachos são diferentes um do outro. Identifique o tipo de cachos que sua filha(o) tem, isso nos ajuda a entender melhor os cachinhos: tipo 2, tipo 3 ou tipo 4.
  2. Produtos de acordo com a idade – Nada de comprar produto adulto para criança. Algumas mães podem dizer:

-Mas se usar não vai matar.

Não, não vai matar; Mas pode ter alergias, descamação, seborreia, coceiras, feridas, desbotar a cor do cabelo, ressecar e alterar a textura. Então é melhor não arriscar, prevenir ainda é melhor que remediar, fique ligada no rotulo e na indicação de idade atras da embalagem:

  • Produtos Baby/Bebê pode ser usados do 0 aos 5 anos(dependendo da fabrica) ou até adulto se não ressecar.
  • Produtos Kids/Infantil pode ser usado dos 3 até 9 anos.
  • Produtos Juvenil/Teen pode ser usado dos 9 aos 12 anos.(obs: algumas empresas liberam o uso a partir de 5 anos)
  • Produto adulto pode ser usado a partir de 12 anos até enquanto viver.

Está gostando das dicas? Quer saber mais sobre produtos e formas de tratar os cabelos dos pequenos? Toda semana libero conteúdo novo e grátis, no nosso canal é só clicar aqui e se inscrever, você ficará por dentro de todas as novidades.


3. Escolha os produtos veja os que você já tem e que servem para a técnica, e compre só os que não tem e irá realmente precisar, clique nos nomes para escolher os produtos liberados para a técnica:

4. Acessórios – Obtenha alguns acessórios que vão auxiliar o cabelo a ficar mais hidratado, definido, reduzir o frizz e desembaraçar com maior facilidade: escovas e pentes de dentes e largos, prendedores jacaré, e xuxas sem ferro são melhores para o cabelo, é bom também ter fronhas de cetim, (se a criança tiver problemas respiratórios deve trocar a fronha a cada 48 horas). Aluns exemplos abaixo:

escovascabelode criançacacheadocrespolisovaniandacacheadinhos

pentescabeloinfatilcacheados e crespos

acessoriospara cabeloinfantilcacheadoecrespoelisoressecado-vanianda

  • Guarde um shampoo com sulfato! você precisará dele eventualmente. Temos mais shampoo com sulfato hoje no mercado, do que Shampoo sem Sulfato vou citar alguns aqui, mas tenha cuidado para que não tenha petrolatos na composição: J&J Cacheados e Gotas de brilho são apenas alguns, existem muitos outros, para saber o que acontece quando se usa shampoo COM Sulfato clique aqui . Para saber quais Não tem sulfato aqui.
  • Detox Capilar – Lave o cabelo com o shampoo com sulfato que você reservou, será a ultima lavagem que fará com ele, ele funcionará como um “anti resíduo”, você irá lavar da raiz as pontas, tirando todos os derivados de petróleo e silicones insolúveis que encapavam os fios,faça uma hidratação para amenizar o ressecamento, pois o cabelo vai ficar bem seco depois disso, mas conforme for tratando ele vai se recuperar e ficará bem mais hidratado do que antes. Lave com este shampoo todos os acessórios de cabelo, também: fronhas, elásticos, xuxinhas, prendedores, escovas, tiaras, pentes e etc.

shampooscomsulfatovanianda

Colocando a rotina em Ação

Com os produtos liberados ( Shampoo, Máscara, Condicionador, Creme, Gel e Óleos ) em mãos, vamos começar?

  1. Cronograma semanal – Coloque no papel, os dias que vai lavar, fazer co wash, hidratar, nutrir. Esse cronograma não pode ser difícil nem exagerado, encaixe as etapas na rotina que você e a criança já está habituada, o cronograma tem que ser algo fácil, leve, e que não á faça desistir no primeiro mês, nem que deixe a criança impaciente, mude o cronograma sempre que sentir a necessidade de adequar as etapas a rotina da casa. Aqui em casa eu aproveito a sexta noite para nutrir, no sábado pela manhã eu lavo e hidrato e condiciono, lá para quarta ou quinta faço co wash. Alguns exemplos abaixo:
exemplo de Rotina Vapt-Vupt

2vcronograma capilar infantil vanianda cacheadinhos -

Exemplo de Rotina Simples

3cronograma capilar infantil vanianda cacheadinhos - Cópia

Exemplo de Rotina elaborada

2cronograma capilar infantil vanianda cacheadinhos - Cópia - Cópia

2. Depois de formular seu cronograma, siga à risca. E tenha paciência, hoje queremos que os produtos e técnicas funcione logo, mas devo avisa-lá que demora um pouco, o cabelo estranha tudo, parece que nada dá certo, mas não se preocupe os resultados aparecem, o tempo varia de criança para criança, algumas mães relatam mudanças nos primeiros 15 dias, outras depois de alguns meses. O importante mesmo é saber que você está fazendo o correto e dando o melhor possível ao seu baby.

3. Não se esqueça de fazer Co-Wash, no inicio parece estranho, mas é muito bom, acredite.

3. Reveze os ingredientes da Hidratação, aqui você encontrará algumas opções.

4. Capriche na finalização, se der faça Fitagem, ele deixa os cachos definidos e ajuda a ter alguns day “after’s”.

Pronto, agora você tem um guia bem completo para melhorar a saúde dos fios da sua cacheadinha(o).

Espero que amem, qualquer duvidas deixem nos comentários, aqui abaixo vou deixar dicas sobre como acertar na hidratação:

Onde me encontrar:

👥 Facebook

📷 Instagram

📹 Youtube

👻Snapchat/🐦Twitter vaniandacacheadinhos

Obs: Este blog é feito com muito carinho e trabalho, se precisar de algum trecho ou foto mencione o nome do blog. As Imagens aqui colocadas são de arquivo pessoal ou da internet caso haja direitos autorais, por favor me procure. A Anvisa pede aos pais e/ ou responsáveis que façam um teste de mecha antes de utilizarem quaisquer produto ou técnica, é proteção para você e seu bebê. Crianças peçam ajuda aos pais e/ou responsáveis. As empresas mudam constantemente os ingredientes do seus produtos, portanto antes de comprar verifiquem a composição.Obrigada por estar aqui e leiam os nossos outros posts.

Comentários

83 comments on “Como cuidar do cabelo de Criança que está ressecado

  1. Alciclea Goncalves

    2 maio, 2018 at 11:02 Responder

    Bom dia
    Minha filha tem 2 anos e notei o cabelo dela caindo na frente e nas pontas o cabelo ressecados sera q pode ser o shampoo uso mamae e bebe da natura e um da barbie cabelo cacheado nao sei se ja ouviu falar e nao faça hidratacao,que tipode creme para hidratar vc me indica?

    • Olá,
      Tem que verificar o motivo da queda se é emocional ou físico, nesse caso procure um médico.
      Na idade dela já pode fazer hidratação com um condicionador baby liberado e outros ingredientes, mostro como fazer lá no canal, passa lá 💋

    • Olá, creio que seja o sulfato do da Barbie junto com o fato de que não hidrata, procure montar um cronograma 😘

  2. Ola ,

    Minha filha esta com 10 anos e o cabelo dela esta muito , mais muito ressecado mais só na parte da frente , o resto do cabelo esta lindo e super hidratado. Venho fazendo hidratações semanais , mais não estou vendo nenhum resultado , será que esta método ira nos ajudar ?

  3. Olá Vânia… O que posso fazer nos dias que não lavar o cabelo da minha bebê? Não quero ficar molhando e nem lavando todos os dias, mas ele seco não fica bonito, muito ressecado. Alguma dica?

  4. oi vania gostaria de saber como usar o d pantenol e o da salon opus na hidratação da minha filha de 4 anos

  5. Bio extrato infantil linha verdes
    È bom passa olho de coco misturado com o creme…

  6. Oii Vânia,eu queria saber o produto linha (bio extratos infantil) è bom o cabelo da minha filha de 2 anos ta ressecado na parte de trás o cabelo dela è cacheado do tipo 2

    • Olá, a linha Bioextratrus Kids é recomendada para crianças a partir de 3 anos.
      Adquira produtos liberado que seja baby ou para bebês 👇https://vaniandacacheadinhos.com/kits-e-combos-de-produtos-nolow-poo-para-criancas/

  7. Ola Vania gostei muito e quero acompanhar e realizar um cronograma para meu baby de 6 meses .. Ele tem cachinhos lindo mas acho que acabei estragando um
    Pouco .. Ele soa muito então lsvava todos os dias 2x ao dis ecom shampoo creio qie isso deve ter ressecado e deixado com frizz.. Agora to lavado sim e nao e evitando com shampoo k
    Eu uso o azul cheirinho prolongado.. Estou triste pq sei q foi erro meu .. O q dazer ? É comk se ele tivesse perdido o oleo do cabelo n sei .. Era bonito cacheava ate qndo soava era macio e brilhoso agora n esta mais .. Me ajude

  8. Olá, gostaria de saber o que você acha da linha deva curl, se aconselha utilizar ou não, minha filha tem 3 anos, o cabelo dela é tipo 3 e já me aconselharam a usar essa linha.
    Bjs

    • Olá,
      Nunca usei.
      O público é bem dividido uns falam maravilhas, outros dizem que não é isso tudo.
      Onde a linha foi criada o regulamento é outro, e lá é recomendado para crianças e esse regulamento também diz que, caso ocorra algum problema na criança teria que procura a justiça de lá para ter ajuda, o que acho bem complicado, no fim das contas a decisão é dos pais 😉

  9. O cabelo da minha filha e crespo e tá muito ressecado o qhe faço me ajuda

    • olá Edionelia,
      Verifique os produtos que está usando, se não tem muitos derivados de petróleo,
      comece o cronograma com os produtos liberados de acordo com a idade,
      faça hidratação, nutrição, co wash toda semana, que com o passar do tempo vai ver as melhoras.
      beijos

  10. Elaine Cristina Alves Silva

    27 janeiro, 2017 at 17:51 Responder

    boa tarde minha filha tem o cabelo ondulado e de uns meses tenho notado que ele esta muito quebrado e ressecado. ela usa shampoo e condicionador da jhonson pra cabelos cacheados.

  11. ola estou com muita dificuldade minha filha tem 06 anos.gosta de cabelo solto mais da muito no.devo passar um alisamento fraco

    • Olá,
      Nao aconselho nenhum tipo de quimica em crianças.
      Se ela gosta solto, é bom aumentar os cuidados para
      que o cabelo embole menos, mais hidratação, nutrição,
      co wash, use fronha de cetim pois ajuda muito. beijos

  12. Oi Vânia ,sou de salvador como vc,mais aqui em Lauro de Freitas não consigo achar o creme de hidratação da kanechon kids, minha filha tem 3 anos e o cabelo selo é ondulado e bastante ressecado,tem como vc mim mandar o nome de uma hidratação ,condicionador e shampoo liberados para lo poo e próprio para cabelos ressecados?

  13. Ola, encontrei seu blog hoje, minha filha acabou de fazer dois anos, li bastante mas ainda ficou umas dúvidas.
    Ela precisa de nutricao ou hidratacao com a idade de dois anos ou só o uso do condicionador?

    EX: Segunda co wash
    Quinta co wash
    Sexa lavo com shampoo (ai nao sei se tenho q nutri/hidratar) ou somente usar o condicionador apos o shampoo.

    Uma outra dúvida, vc indica o uso de leave in? Claro todos da linha baby

    • Olá,
      Ela precisa de nutricao ou hidratacao?
      R: sim, precisa.

      EX: Segunda co wash
      Quinta co wash
      Sexa lavo com shampoo (ai nao sei se tenho q nutri/hidratar)?
      R: ou Hidratar ou Nutrir, qualquer um dos dois,
      e depois condicionador.

      Uma outra dúvida, vc indica o uso de leave in?
      R: se achar necessário use, tem uma receita caseira
      no post de creme de pentear.
      Beijos

  14. Minha filha tem dois aninhos o cabelo dela tá muito resecado o que fazer que creme devo usar no cabelo dela.e que condicionado e sampo devo usado.

  15. Jaccele Pereira galor

    16 janeiro, 2017 at 15:48 Responder

    Oi eu posso passar Bepantol líquido no cabelo dela, uso no meu.como finalizador depois que lavo.

  16. Olá… É a primeira vez que pesquiso a respeito.. minha filha tem três anos e ela encontrou uma tesoura e cortou todo o cabelo dá frente até a nuca está realmente careca ela tem cabelos cacheados fiquei desesperada o que posso usar para acelerar o crescimento do cabelo nessa região?

  17. Oi vania tudo bem???

  18. Oi vania tudo bem ? Minha filha tem 7anos um atras fiz quimica o cabelo dela estar ressecado sem definicao arrebentando volumoso nao esta alinhado muito frizz

  19. Olá qual ph indicado, minha filha tem 6 fiz nutrição com óleo de coco mas tá bem seco,a linha de cachos dá novex Kiss e boa eles tem uma máscara de tratamento de 1 kg e a linha to de cachinhos dá Salon line digo shampoo e condicionador e boa para no low Poo o creme de pentear já uso e é muito boa

    • Olá,
      O pH correto são os de produtos infantis.
      Os produtos que voce citou nenhum é recomendado para crianças abaixo de 12.
      e da linha salon line tô de cachinhos só o creme Molinha kids, beijos

  20. Nossa, eu fiquei bem confusa, porque são centenas de produtos, e a maioria eu nunca ouvi falar… Eu realmente não consigo entender qual deles seria melhor pro cabelo da minha filha… Nem sei onde encontrar tudo isso….Acho que vou icar louca pra seguir tudo isso… 😔

    • Olá,
      É facil,escolha um de cada, o shampoo, condicionador, creme e mascara
      de marcas conhecida, como por exemplo: johnson’s baby.
      Escolha sempre um que seja mais facil para você. beijos

  21. Excelente blog. Estou com algumas dúvidas. Meu filho tem 2 anos , não tem cachos mas o cabelo é muito ressecado. Moro numa cidade quente e lavamos o cabelo dele duas vezes por dia, uma só com água e a outra com shampoo e condicionador Dove. Já tentei vários shampoos e nada faz o cabelo dele melhorar. O que você recomenda?? Obrigada

  22. Muito bom seu blog, amei! TEnho uma filha de 4 anos com cabelos cacheados tipo 2b, porém está muito ressecado na frente e com frizz. Já usei vários shampoo e condicionador e agora estou usando a linha da Boticário para cabelos cacheados, porém não estou vendo resultado. Quais produtos vc me indica e qual tratamento posso fazer para melhorar o aspecto do cabelo. Obrigada! beijos

    • Olá,
      Produto só, não faz milagre,
      use produtos kids liberados para No e low poo,
      mas faça o cronograma direitinho, tire um dia
      para caprichar nessa parte que o cabelo
      vai respondendo com o tempo. beijos

  23. Edson Ubirajara Da Silva Azeredo

    16 dezembro, 2016 at 16:50 Responder

    Gostaria de saber se tem algum salão de cabelereiro especializado,para crianças de cachos.
    Salão que faz hidratação enfin…E que ajuda me a entender melhor e como cuidar.
    Sou pai,e minha cacheadinha só vive de cabelo preso e ela adora cabelo cumprido.
    Se tiver endereços, sou de Barueri, São Paulo.
    Edson Ubirajara.

    • Olá, infelizmente desconheço endereços.
      Para os cuidados use produtos kids liberados
      para No e low poo, mas faça o cronograma direitinho,
      que o cabelo vai respondendo com o tempo. beijos

  24. Minha filha tem 6 anos cabelos super cacheados e cheio da pra por. 5 cabeças mas faz muito no,aquela linha to de cachinhos Salon line e boa?já precisei até cortar um pedaço por causa de no ele está na bunda molhado

  25. Oi , eu amo suas dicas !
    Então minha filha tem dois anos , o cabelo dela é cheio e fino embaraça muito , esta quebradiço esta muito difícil de cuida .
    Mim indica um produto que possa melhorar

    • Olá,
      Produto só, não faz milagre,
      use produtos baby liberados para No e low poo,
      mas faça o cronograma direitinho, tire um dia
      para caprichar nessa parte que o cabelo
      vai respondendo com o tempo. beijos

  26. Oi! Em uma resposta a cima,vc falou que poderia só fazer co wash com condicionador, mais num post de máscara de tratamento vc escreveu que podia usar pra fazer co wash com kanechom kids e também serve como creme de pentear.
    Adoroooo suas dicas 😘😘😘😘

    • Olá,
      Geralmente o co wash só é feito com um condicionador liberado.
      A mascara Kanechom Kids tem o efeito condicionante por isso é
      multiuso hidrata, lava, condiciona e pode ser usado como creme.
      beijos

  27. oi boa noite o cabelo da minha filha é muito volume muito seco e fica todo cheios de nó qual o produto ideal pra ela.

  28. Albertina da Silva Thuler

    30 novembro, 2016 at 14:43 Responder

    Minha filha tem 2 anos o cabelo dela é cacheado qual produto devo usar?

  29. Oi
    Queria tirar uma duvido com vc .
    Tô meio q preocupada com os cachinhos da minha filha, ela tem cinco anos e no meio d cabelo dela tem uns folículos brancos ,parece lendias piolhos
    Só q não e
    E muito difícil d sair
    O q vc acha q pode ser? E como tirar?

    • Olá,
      pode ser fungos ou tricorrexis nodosa consiste na formação de
      nódulos esbranquiçados ao longo dos fios de cabelo,
      que se quebram com facilidade nestes pontos.
      Em qualquer um dos casos aconselho que procure um
      dermatologista.beijos

  30. Oi Vanianda, estou acompanhando seu blog, e estou adorando as dicas, resolvi fazer low poo, mas tenho algumas dúvidas, a minha cacheda faz natação 3 vezes por semana, então queria saber como devo fazer, posso lavar com shampoo ao menos 2 vezes? Ou nesses dias faz Co Wash? E o borrifador day after pode ser usado todos os dias?

    • Olá, nos dias da natação
      é bom fazer Co Wash e hidratação básica, nesses dias da natação.
      Antes de entrar na piscina ou toda vez que ela sair,
      molhe o cabelo de água mineral ou do chuveiro se ela for maior de 3 anos use o Kanechom Kids como protetor😘

  31. Olá, por favor, me tira uma dúvida que há muito tempo quero tirar e ainda não tive resposta. Posso molhar e lavar o cabelo com o condicionador todos os dias? O cabelo da minha filha e bem cacheadinho e está um pouco ressecado.

    • Olá,
      É bom dar um prazo de 48 hs, para que o couro cabeludo enxugue por completo.
      Isso evita a umidade e proliferação de fungos, segundo os dermatologistas.
      Se puder, dê Siga esse prazo de uma lavagem para outra💋😘

  32. Minha filha tem dez anos, o cabelo dela é muito cheio e ressecado. Que produto devo usa.

  33. O Yamesterol pode ser usado em crianças?

  34. Oi as minhas cacheadinhas tem 4 e 8 anos ta muito difícil achar uma hidratação infantil o que eu posso fazer?

  35. vanianda ,nunca consegui achar produtos kids com ph menor que 7 neutro ,todos tem ph de shampoo de bebe ,que resseca

    • Oi Hayla,
      Quando vem no rótulo:
      Não arde os olhinhos.
      Esses geralmente tem o pH 7,0 e a maioria são para bebê.
      Mas quando é Kids, a grande maioria tem pH 6,5. Beijos😘

  36. Comecei a ler sobre essa técnica há alguns dias e resolvemos começar c a low poo. Estou adorando o resultado mas ainda tenho muitas dúvidas. Sempre lavei diariamente o cabelo da minha filha. E pelo pouco q li, vi que estava fazendo tudo errado. Quantas cezes na semana posso lavar o cabelo dela? Mesmo usando a técnica co-wash, não devo lavar diariamente?

    • Oi Ludmila, que bom que está gostando.
      Não é proibido fazer co wash todos os dias,
      porém a recomendação dos especialistas é que espere o
      couro cabeludo secar totalmente, e o prazo é de 48hs.
      Isso evita fungos na raiz do cabelo, e outros problemas capilares
      que acontecem por causa da umidade no couro.beijocas

  37. Se eu não tiver mascara de hidratacao, posso usar um condicionador pra co wash e oleo de coco?

  38. O cabelo das minhas pequenas eu so lava uma vez por semana pq ela tem muito volume e Demora pra secar e elas ficar integral na escola…. como eu posso fazer esse cronograma, pq iria falar uma lavagem na semana

    • Oi Eliana,
      O cronograma é vc quem escolhe de acordo com sua rotina.
      Monte sua rotina de cuidados coloque Hidratação, Co wash e fitagem uma vez por semana.
      Nutrição a cada 15 dias.
      Qualquer duvida me procure, beijos

  39. Patricia Lopes da silva

    30 julho, 2016 at 21:05 Responder

    Dicas excelentes….

Deixe uma resposta