Como cuidar do cabelo cacheado de bebês de 0 até 1 ano

Como cuidar do cabelo cacheado de bebês de 0 até 1 ano
(Com base nas técnicas No/Low poo)

cabelo-bebê-estiloso-7

Olá minhas lindas!

Sempre recebo muitas dúvidas de mães sobre como cuidar do cabelinho de bebês que nascem ou crescem cacheados ou crespos, hoje vou responder algumas delas com dicas práticas para ajuda-las.

Por que o cabelo da minha filha nasceu ou ficou cacheado? Eu fiz algo errado?

A maioria das mães de cacheadinhas(os) tem o cabelo liso ou alisado, por isso ouvem de terceiros muitas frases preconceituosas:

-Seu cabelo é lindo, mas o da sua filha não “puxou” o seu.

– Nossa o cabelo dela está ficando “ruim” o que você fez? (Eu mesma passei por isso).

Primeiro mãe, tenha em mente que essas frases são preconceituosas sim, e responda a altura, eu mesma cansei de responder: -Ela é linda, e o cabelo dela é do jeito que eu sempre sonhei, se fosse liso ele não teria graça nenhuma.

“Mãe você não fez nada de errado.”

Sua filha(o) herdou o cabelo cacheado de alguém da família, seja da sua família ou da família do pai, é normal que os cachos apareçam meses ou até anos após o nascimento, por influência da genética e dos hormônios os cabelos mudam e isso não tem nada de errado, feio ou culpados e ponto.

00016Por que cabelo cacheado da minha bebê resseca tanto?

Algumas mães tem a ideia errada de que o cabelo cacheado/crespo é mais grosso e por isso precisam de produtos de adultos ou produtos mais fortes.

“Cabelo cacheado de criança é mais fino, sensível e fraco.”

O cabelo cacheado infantil tem menos camadas(folículos) que o liso ou de adulto, e por serem bebês ainda, não possuem uma barreira de proteção que seja forte o suficiente contra alergias e agressões.

Quando o bebê nasce damos vários banhos, e em todos eles, lavamos o cabelinho (principalmente se for em cidades quentes) e usamos shampoo ou sabonetes neutros, só que os cacheadinhos precisam de menos shampoos/sabonetes, e mais hidratação, isso porque a hidratação/oleosidade natural fica na raiz e demoram muito para chegar no meio até as pontas, se antes que isso aconteça a gente lava e tira, a tendência é o cabelo ressecar mais e mais.


O que devo saber antes de começar cuidar?
  • Não use produtos adultos em bebês e crianças, além dos motivos que citei acima, quando um produto adulto é formulado, ele tem vários ingredientes em concentrações muito mais fortes, e proibidas para bebês e crianças, além dos corantes que geralmente causam muitas alergias.
  • No/Low poo – Deus abençoe Lorraine ela criou esses métodos inovadores e mais naturais, e hoje é comprovado, ajuda de verdade a deixar o cabelo cacheado de qualquer idade mais saudáveis, bonitos e hidratados.
  • Depois de escolher a técnica, guarde um shampoo com sulfato, vc precisará dele eventualmente, temos mais shampoo com sulfato hoje no mercado, do que Shampoo sem Sulfato abaixo alguns:shampooscomsulfatovanianda
  • Lembrando que existem muitos outros, para saber o que acontece quando se usa shampoo COM Sulfato clique aqui . Para saber quais Não tem sulfato aqui.
  • Lave todos os acessórios de cabelo da sua cacheadinha(o) com shampoo com sulfato: fronhas, elásticos, xuxinhas, prendedores, escovas, tiaras, pentes e etc.
  • Não compre nada caro, procure comprar produtos que sejam mais natural, lembre –se que estará testando um novo método, caso não goste, não ficará chateada com o valor que gastou.
  • Tenha paciência. Hoje queremos que os produtos e técnicas funcione logo, mas devo avisa-la que demora um pouco, o cabelo estranha tudo, parece que nada dá certo, mas não se preocupe os resultados aparecem, o tempo varia de criança para criança, algumas mães relatam mudanças nos primeiros 15 dias, outras depois de alguns meses. O importante mesmo é saber que você está fazendo o correto e dando o melhor possível ao seu bebê.
  • Carequinhas! nessa idade alguns bebês perdem fios em grandes quantidades, alguns ficam bem carequinhas, não se desespere, é normal, o cabelo está mudando e se renovando. Em alguns países é feito um grande corte, aqui no Brasil só cortamos o cabelinho após um ano. Por ser fisiológico(normal), o que pode ser feito, é esperar essa fase passar, a boa notícia é que depois de caírem, eles nascem mais forte, com mais volume e crescem mais rápido.Se tiver mais duvidas procure o pediatra.
  • Brincadeiras! Nessa Idade é muito difícil para criança entender e ficar quieta durante algum tratamento, então distraia a criança no banho com brinquedos, musicas e brincadeiras e durante o tempo de hidratação ou fitagem com desenhos ou filminhos. Não force, não bata. não brigue e não puxe os fios provocando dor, a criança tem que gostar de se cuidar de forma natural.
Como cuidar do cachinhos do bebê do 0 a 1 ano

Muitos bebês dos 0 até os 6 meses não apresentam muitos problemas com ressecamentos, devido a amamentação, por ser um alimento completo mantem por um bom tempo o cabelo saudável, também o fato de bebês usarem toquinhas, chapéus e bonés, os cachos ficam protegidos de danos externos, o ressecamento acontece quando tiramos a proteção natural, mudamos essa rotina e a alimentação. Geralmente até 1 ano o bebê tem partes do cabelo ressecados, essa parte é aquela que mais embola, fica cheia de suor, e também por passarem um longo período deitado, esfregando a cabecinha em tecidos que tiram hidratação dos fios.

“Bebês não precisam de um cronograma, só de alguns cuidados nas áreas ressecadas”


Passo a passo:
  • Procure usar produtos Baby/Bebê mais naturais possíveis, livres de petrolatos, silicones insolúveis, conservantes, sem corantes e perfumes, lembre-se não compre nada Kids nessa fase por causa do pH.
  • Escolha a técnica No ou Low.
  • Escolha os produtos Shampoo

shampsemsulfatobaby

  • Outros Shampoos sem sulfato aqui.
  • e o Condicionador que vai usar.
  • Detox capilar! lave o cabelo com o shampoo com sulfato que reservou, será a ultima lavagem que fará com ele, ele funcionará como um anti resíduo, você irá lavar da raiz as pontas, tirando todos os derivados de petróleo e silicones insolúveis que encapavam os fios, o cabelo vai ficar bem seco depois disso, mas conforme for tratando ele vai se recuperar e ficará bem mais hidratado do que antes.
  • Lave certo! existe técnica para lavar sem agredir os fios cacheados, aprenda a lavar corretamente, eu fiz dois videos ensinando: vídeo mais antigo, e um mais novo. Depois escolha se vai hidratar alguma parte ou só usar o condicionador.
  • Pausa! sim o cabelo vai precisar de alguns dias pra se recuperar, vc escolhe entre 10, 15 ou 20 dias sem usar shampoo, faça Co wash.
  • E depois? 1 vez por semana use o Shampoo sem Sulfato (se escolheu Low poo). Bebês não tem cabelos oleosos para que seja usado shampoo constantemente. A intenção é dar tempo ao cabelo de se “auto hidratar”, no inicio parece estranho, porém quando ver a mudança, ficará bem satisfeita, eu hoje consigo usar shampoo sem sulfato de 15 em 15 dias na minha filha. Se durante a semana perceber que está suado ou com odor, pode ser lavado somente com água(Water only) ou faça Co-wash.
  • Hidratar! Se sentir necessidade de uma hidratação na área ressecada, use um condicionador (mais naturais também) com alguma frutinha amassada (certifique-se que o bebê não tenha alergia) pode ser mamão, maça, banana, abacate, manga, ideias de hidratação aqui. faça 1x por semana. O tempo de uma hidratação no cabelo de bebê é de no máximo 5 minutos, acredite a ação é rápida mesmo.

  • Está gostando das dicas? Quer saber mais sobre produtos e formas de tratar os cabelos dos pequenos? Toda semana libero conteúdo novo e grátis, no nosso canal é só clicar aqui e se inscrever, você ficará por dentro de todas as novidades.

  • Óleos 100% vegetal ! são muito bons para tirar a crostinhas e nutrir ao mesmo tempo, porém mesmo naturais, é necessário fazer o teste de mecha (para certificar- se de que não haverá irritação ou alergias). Os melhores óleos para essa fase de bebê são os óleos 100% vegetal comestíveis. Se o pediatra do seu bebê já liberou outros alimentos, além do leite materno: o óleo de coco, azeite de oliva e abacate, são recomendados para bebês, mas não esqueça que os extra virgem e prensados a frios, são os mais naturais, se tiver dúvidas converse com o seu pediatra.
  • Comer, comer! continue seguindo a recomendação do pediatra com uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes e bastante água, a melhor hidratação para os fios ainda é aquela que vem de dentro pra fora. Aqui encontrará alguns alimentos para fortalecer os fios.
  • Não precisa ainda! bebês não precisam de creme de pentear, então para desembaraçar e finalizar use borrifador/spray(ensino um caseiro aqui), recentemente a J&J lançou um spray condicionador desembaraçante sem enxague para bebês a partir de 3 meses. Você pode fazer seu creme usando um condicionador grosso(200ml) coloca 100ml de agua em um frasco e pronto!.
  • Use! pentes e escovas de dentes largos algumas prometem desembaraçar sem dor estas aqui ou você pode usar os próprios dedos, para que a criança não sinta dor. A fronha de cetim ajuda muito nas partes ressecadas, mas tem que revezar com outras fronhas se a criança for alérgica materiais sintéticos.
  • Nunca! penteie os cachinhos secos, isso quebra os fios e tira a definição dos cachos, penteie ele úmido ou molhado delicadamente, começando das pontas para raiz, segure no meio das mechas pra que a criança não sinta dor.

Depois dessas dicas vai ficar bem mais fácil, hein? deixe sua duvida ou comentário, ficarei feliz em responder, beijocas

Onde me encontrar:

👥 Facebook

📷 Instagram

📹 Youtube

👻Snapchat/🐦Twitter vaniandacacheadinhos

Obs: Este blog é feito com muito carinho e trabalho, se precisar de algum trecho ou foto mencione o nome do blog. As Imagens aqui colocadas são de arquivo pessoal ou da internet caso haja direitos autorais, por favor me procure. A Anvisa pede aos pais e/ ou responsáveis que façam um teste de mecha antes de utilizarem quaisquer produto ou técnica, é proteção para você e seu bebê. Crianças peçam ajuda aos pais e/ou responsáveis. As empresas mudam constantemente os ingredientes do seus produtos, portanto antes de comprar verifiquem a composição.Obrigada por estar aqui e leiam os nossos outros posts.

Comentários

37 comments on “Como cuidar do cabelo cacheado de bebês de 0 até 1 ano

  1. Oi Vanianda, utilizando a técnica low poo eu posso lavar o cabelo da minha bebê de 08 meses todos os dias usando a técnica co wash e uma vez por semana com shampoo sem sulfato?

  2. brincadeiras da julia

    24 julho, 2018 at 16:48 Responder

    Boa tarde por favor me ajude tem alguma receitinha pra mim usar na minha bebê de 4 meses ela é bem cacheada eu estava usando o creme de pentear da Umidiliz Baby

  3. Olá Vanianda! Minha filha tem 1a2m, porém ela tem mt pouco cabelo pra idade q tem, além de estar ressecado. Vi hj algumas de suas publicações sobre no/low poo só q estou com mt dúvida… Qual o no poo posso usar nela? Como o shampoo da snoop do rosa ajuda crescer o cabelo eu vou optar por ele até msm o condicionador q tbm serve para o co-wash. O condicionador tem tbm um para o no poo e outro para o low poo?

  4. Oie..m8nha bb de 1 ano e 1mes, tem cabelos muito volumosos..ta ressecando na frente e laterais e nuca..ja sigo suas dicas a 2 meses..mas parece q nao ta funcionando no dela..sera q e temporario isso?..

  5. Boa noite! Vânia estou precisando de ajuda pois desdos 6 meses da mh filha venho tratando do cabelinho dela fazendo as suas receitas porem o que eu observo é que tem mudado muito a textura do cabelo esta ressecado e com queda e ela já esta com 12 meses, estou usado shampoo da j&j ph balanceado ,condicionador lorys baby passiflora intercalo com o da dove e j&j gotas de brilho e a nutrição uso óleo de coco 100% vegetal e azeite de oliva. E na mh casa só ouso Vc estragou o cabelo da menina ele nao cresce, só ta caindo 😞
    Ela tem uma boa alimentação e bebe água direitinho nao sei o que faço! pensei em falar com a pediatra mas sinceramente estou com medo de tomar um esporro. Mh crespinha deve uma queda de cabelo na parte de trás e pela idade já era pra esta crescendo mas a queda só esta aumentando!

    • Olá 🙋
      Kelly, você não colocou a quantidade de vezes que faz uso dos produtos.

      A primeira coisa que você tem que ficar ciente é que nenhum produto ou hidratação infantil no MUNDO muda textura.
      O que muda textura é ALISAMENTO, uso indevido de PRODUTOS ADULTOS (temporariamente), e DNA.

      A segunda coisa é: você não é culpada pela mudança de textura. Se estiver no DNA mudar de textura, os fios mudarão, quer queiram ou não, e sim isso acontece desde os primeiros meses de vida quando o bebê está cheio de hormônios (ainda da gravidez).

      Quanto aos produtos:
      O Johnsons baby Neutro que citou serve mais como um Anti resíduo(usar 1x na semana), procure trocar por um mais hidratante como Hidratação Intensa, Mamãe e bebê, Dove baby, Snoopy.

      Óleo de coco e Azeite são muito fortes, use esporadicamente, reveze com o óleo de amêndoas doce, semente de uva, jojoba que são óleos leves.

      Quanto a queda:
      caem em média 100 fios por dia, no primeiro ano caem bem mais, Marissa ficou carequinha aos 5 meses.
      Se perceber que está caindo mais que isso, deve sim falar com a pediatra, ela não vai brigar se você usa só produtos baby e óleo de coco, fique tranquila quanto a isso.

      Qualquer coisa estou no Instagram :https://goo.gl/ooCD1M
      😘😘

  6. Tenho um bb de 2 mês ir o cabelo dela cacheo todo acredito que foi devido a um óleo q usei ir agora tá ressecado e fica o tempo todo assando pq o óleo não arrumar o que devo usar pra arrumar o cabelo dela ?

    • Olá,
      O que muda um fio são hormônios e químicas(alisante, relaxamento…).
      Considere fazer low poo, usando produtos liberados para idade dela e monte um cronograma de cuidados semanais, tem um post aqui com cronogramas que pode baixar 😘

  7. Adriana marques da silva rodrigues

    12 junho, 2017 at 22:24 Responder

    Boa noite meu nome e adriana e tenho uma filha de 11 meses o cabelo dela e muito cheio e cacheado o que fazer pra acabar com o resecamento pois nao pode usar creme de pentear.

  8. Ola td bom gostaria de sabe se ja posso usa hidratação no cabelo da minha filha o cabelo dela e bem cacheado e rececado e eu gostaria de sabe o que eu fasso

  9. Renata M. Dutra Aloise

    17 fevereiro, 2017 at 12:41 Responder

    Oi Vania, tudo bem? É interessante fazer as técnicas low e no poo sempre para não ressecar e cuidar bem ou fazer somente quando estiver ressecado? Obrigada bjs Renata

    • Olá, ótima a sua pergunta,
      Em se tratando das técnicas é opcional sabe? tem mães que seguem fazendo pois o cabelo só fica saudável
      com as técnicas e outras que só fazem quando está ressecado mesmo, é uma decisão muito particular.
      Depende muito de como o cabelo e organismo(crianças alérgicas)reage aos tratamentos. beijos

  10. Meu bebe nasceu com cabelo bem liso e cheio ai depois apartir dos seus 4 meses começou a cachear ele era bem bilhante e hidratado mas depois dos 5 meses pra 6 começo a ressecar bastante não sei se por que sempre eu mudo de produtos pros cabelinhos dele, em cima e mais crespo e em baixo e em fininho o cabelo dele não caio o que eu faco para que o cabelo de volte a ter a hidratação de antes

  11. minha filha tem 11 meses poço fazer idratação nela?
    o cabelo dela é tipo 4c é muito resecado

  12. Alessandra Ignacio Ignacio

    12 novembro, 2016 at 13:51 Responder

    Tenho uma bb de 5 meses e o cabelinho e fino, querendo cachear então fica com os fios todos separados o q faz ficar td despenteado. Uso óleo de coco e condicionador Johnson para cachos e baby dove( reveso) uso spray huggies para pentear e shampoo dove 1x por semana e msm assim fica td pro alto!😣 O que fazer??

  13. Oi linda bom dia, estou usando o shampoo cheirinho prolongado e o condicionador da Mônica Hurglles camomila só que o cabelo da minha filha continua armando já usei toim óim óim não gostei fiz o banho de óleo de coco fiz o seu spray faço tudo que poço o cabelo dela é fininho mas a trás tem uma parte nas pontas meia grossinha ela só tem um ano amiga o que fazer pois quando dou o banho nela coloco ela no berço ela deita aí pronto bagunça tudo e fica sem forma o que fazer socorro bjs

  14. Ótimas dicas. Parabéns e obrigado

  15. Oi vania to precisando de um conselho seu. eu cometi um grande erro, milha filha tem 1 ano e 6 meses o cabelo dela é cacheadinho um dia eu acordei e o cabelo dela tava muito resecado então eu molhei o cabelo e passai a escova puxando ele pra frente e cortei bem em cima da testa, agora ela tá com o cabelo curto na frente e meio grande atras , eu n sei o q fazer to muito triste me ajude por favor, o cabelo dela é bem enrolado..acho q estraguei o cabelo dela to muito arrependida,,logo agora q o cabelo começou a crescer..o q eu faco..

Deixe uma resposta