Como cuidar do Cabelo Infantil no Inverno

A estação mais fria do ano está chegando, em algumas cidades o frio já é bem intenso, e os cuidados com o cabelo infantil mudam com Inverno. O frio pode desencadear a crise em crianças com problemas respiratórios, para evitar isso, e não expor as crianças a tanto frio, vou dar algumas dicas de como cuidar do cabelo da criança no inverno deixando a saúde dos fios em dias.

Antes do banho

Sim você pode potencializar os resultados da hidratação ou nutrição antes mesmo de entrar no banho, fazendo um pré poo. Pré poo nada mais é do que usar ingredientes hidratantes, umectantes ou nutritivos no cabelo sujo, de 5 a 10 minutos antes de lava-los com shampoo ou Co wash. Alguns desses ingredientes são: mel, condicionador, maionese, óleos e manteigas vegetais.

Hora de lavar

A primeira coisa a fazer é escolher um bom dia e horário para a lavagem, mesmo no inverno há dias, menos frios que os outros, toda semana olhe na Internet o clima da semana, isso lhe ajudará a se programar.

Água Quente:

Eu sei que nos dias mais frios queremos lavar os cabelos com água quente, só que essa simples ação deixa os fios sensibilizados, ásperos, as cutículas se dilatam, pois eles incham devido o calor. A água quente retira a oleosidade natural, desregula a camada hidrolipídica e isso pode causar caspas ou oleosidade natural. O resultado disso tudo é um cabelo ressecado, sem brilho e difícil para desembaraçar, tente lavar com água morna nesse período.

Dica: procure esquentar um pouco de água, e deixar ela evaporar no banheiro isso vai deixar o ambiente mais quentinho e agradável para a criança.

Cronograma:

É muito difícil seguir um cronograma à risca nesse período, mas é necessário fazer pelo menos o básico que é Hidratar e Umectar, procure tirar um dia para fazer os dois. Não precisa deixar muito tempo no cabelo, de 5 a 10 minutos no máximo já dá resultados, faça isso no banho mesmo, vai poupar tempo e a criança não ficará muito tempo com o couro cabeludo úmido.

Dica: faça uma hidronutrição, aliando itens Hidratantes a itens da Nutrição/Umectação (escolha pelo menos 2 ou 3 itens de cada e faça a sua mistura) coloque uma touca, brinque um pouco com a criança, condicione e enxágue.


Pós Banho

Camisa 100% algodão

Usar aquela camisa velha de algodão para secar os fios, é uma boa nessa hora, além de evitar o frizz ela pode ser usada para para fazer o método plopping (veja aqui) ele ajuda secar, proteger do frio e reduzir o frizz.

Toalha de Microfibra ou Papel Toalha:

Esse dois costumam absorver mais água que as toalhas comuns, você pode usá-los para tirar o máximo da umidade do cabelo, ativando os cachos de baixo para cima, apertado bem os fios, para que a água passe para o tecido ou papel (não esfregue), assim o cabelo ficará enxuto mais rapidamente.

Finalização:

Tente usar o máximo de itens hidratantes e fixadores nessa hora, pois isso fará com que tenha vários Day after poupando a criança de lavar o cabelo várias vezes na semana. A finalização com o método LOC (Líquido, Óleo e Creme) ajuda muito nesses dias.

Dica: itens como D pantenol®, umas gotinhas de Glicerina(umidade acima de 80) e Gel de linhaça caseiro são itens que você pode adicionar a sua finalização ou misturar ao seu creme finalizador, eles auxiliam e mantém o cabelo hidratado por mais tempo.


Secagem

Se for deixar o cabelo secar ao natural, quanto mais cedo lavar, melhor será, pois a noite o cabelo já estará seco. Quando não tinha secador, eu costumava esperar o horário “mais quente” do dia, que para mim é das 10 às 12 horas. Até hoje faço isso, porém com a facilidade de olhar o clima na internet.

Protetor Térmico:

É necessário usar um protetor térmico para secar os fios com secador, alguns óleos 100% vegetais podem ser usados para essa finalidade. Óleos como: Argan, Abacate, Ojon, Macaúba, Semente de Uva e Amêndoas cumprem essa função, tem também o spray J&J baby Gotas de brilho.

Secador:

Quando for usar o secador procure usar na potência mínima, não aproxime da raiz, nem com o jato parado por muito tempo na mesma mecha, tente usar o secador com o difusor, além de ajudar na secagem, ele auxilia na definição, outros itens que podem substituir o difusor são a peneira e a touca secador.


Antes das dicas extras…

Está gostando das dicas? Quer saber mais sobre produtos e formas de tratar os cabelos dos pequenos? Toda semana libero conteúdo novo e grátis, no nosso canal é só clicar aqui e se inscrever, você ficará por dentro de todas as novidades.


Dicas extras para os dias muito frio

  • Continue protegendo os fios dos raios solares que estarão baixos mais ainda existem, use os óleos vegetais que tem essa função e para os maiores de 3 anos Kanechom Kids.
  • É necessário beber mais água no inverno, apesar de não sentirmos tanta sede, isso ajuda na hidratação dos fios.
  • Evite deixar o cabelo preso por muito tempo.
  • Use a fronha de cetim e o coque abacaxi para ter bons day after.

Veja mais dicas no vídeo abaixo

Obs: Este blog é feito com muito carinho e trabalho, se precisar de algum trecho mencione o nome do blog. As Imagens aqui colocadas são de arquivo pessoal ou da internet caso haja direitos autorais, por favor me procure. Crianças peçam ajuda aos pais e/ou responsáveis.Obrigada por estar aqui e leiam os nossos outros posts.

2 comments on “Como cuidar do Cabelo Infantil no Inverno

  1. Vani, preciso de indicação de um salão que corte bem cabelo cacheado infantil aqui em Salvador. Minha filha tem o cabelo tipo 3B e muito, muito cheio. Preciso tirar uns 4 dedos porque não tem nada mais que salve essas pontas e se não for um profissional bom vai ficar horrível. Me ajude! 😊

Deixe uma resposta